A ambição de Jacques (Julio Rocha) vai fazer com que ele descubra um dos segredos de Félix (Mateus Solano) em "Amor à Vida". Quando alerta o admnistrador de que Lutero (Ary Fontoura) admitiu não ter condições de fazer a cirurgia de Paloma (Paolla Oliveira), o que põe a vida da moça em risco, e mesmo assim Félix dá força para que a irmã seja operada pelas trêmulas mãos do veterano, o jovem cirurgião percebe que o que ele quer é que a pediatra morra. A cena vai ao ar no capítulo de segunda-feira (17), da novela das nove da Globo.
Tudo que Jacques quer é assumir o lugar de Lutero no San Magno. Por isso, quando Paloma decide doar parte do seu fígado a Paulinha (Klara Castanho) o novato ve aí a oportunidade de conseguir a ajuda de Félix para substituir o cirurgião chefe, que com a idade avançada ele já não tem mais as mãos firmes. Só que, ao ouvir sobre o risco que a irmã corre durante a operação, tudo que o vilão consegue pensar é que se isso acontecer, vai herdar tudo sozinho. "Se o doutor Lutero errar a mão justamente na operação da Paloma... Eu me torno filho único! Eu sempre quis ser filho único", ele fala para si mesmo, na cena.
O problema é que César (Antonio Fagundes) pede ajuda ao filho e ao próprio Lutero para impedir que Paloma faça o transplante. É aí que Félix usa todos seus argumentos para convencer o pai apoiar a jovem. "Ela já disse que, se for preciso, vai pra outro hospital. O que seria pior! Aqui temos um excelente centro cirúrgico. O doutor Lutero, de nossa confiança", argumenta, o dissimulado. Enquanto isso, Jacques ouve toda a conversa, sentado à mesa do lado da deles, na lanchonete.
No fim do expediente, o bonitão joga todo seu charme para fazer um convite ao administrador. "Félix! Hoje você está saindo mais cedo... Tem que relaxar. Eu vou dizer o que você vai fazer", afirma. Animado, o marido de Edith (Bárbara Paz) responde: "Vai me dizer o que fazer? Adoro, diga, que devo fazer? Manda!". Já com a intenção de confrontá-lo, Jacques o leva para seu apartamento, onde serve um vinho e prepara o terreno, enquanto Félix pensa que esta é a noite em que vai se dar bem.
Jacques dá corda para o flerte de seu convidado, mas logo entra no assunto e declara: "Eu te avisei que as mãos do doutor Lutero já não estão firmes, que ele não deveria operar sua irmã". Félix tenta disfarçar e admite que ele "comentou". "Não, eu não comentei apenas, eu fui claro, Félix. A Paloma pode morrer nas mãos do doutor Lutero. Parece que você não deu importância a isso. Então eu pensei e cheguei a uma conclusão: você simplesmente não se importa, não é? (...) Se ela morrer, você é até capaz de gostar, não é?", acusa o cirurgião.
(Por Samyta Nunes)