Considerado uma das estrelas, o Rio Jordão vai ter o seu ápice de importância, na novela "A Terra Prometida". Em cenas previstas para irem ao ar nesta semana, os hebreus vão atravessar suas águas após uma nova interferência divina. Apesar da semelhança com a abertura do Mar Vermelho, em sequência recordista de audiência em "Os Dez Mandamentos", Alexandre Avancini nega a comparação, ao Purepeople.
"O momento dramático da história é outro, bem diferente. No Mar Vermelho havia um conflito com os egípcios e a sequência era mais tensa. Agora, na abertura do Rio Jordão tem é a contemplação. Não há uma perseguição e sim a expectativa da guerra em Jericó e depois a paz", explica o diretor-geral da trama bíblica da TV Record. Além disso, o mar foi atravessado à noite e suas águas se dividiram ao meio. Agora, o rio vai ser vencido de dia e com uma coluna apenas de líquido.
"Até para diferenciar optamos agora por uma sequência diurna que é um pouco mais fácil de se fazer. Noturna sempre é mais complexa porque não temos mais a luz natural e é preciso uma quantidade maior de refletores", aponta. A sequência que se junta à elogiada abertura da terra e às dez pragas do Egito - como uma chuva de fogo que destruiu parte da cidade cenográfica - precisou ser feita aos poucos. "Alguns dias gravamos somente os planos gerais e médios quando necessita do chroma key e, consequentemente, dos efeitos de computação gráfica a cargo da Casablanca. Em outros foram gravados os planos mais fechados", acrescenta Avancini.
Passagem pelo Jordão reúne 500 pessoas e vários animais
As cenas foram gravadas em dois locais do Rio de Janeiro e em Angola. "O Rio Jordão físico é na realidade uma enorme lagoa em Seropédica (município de Itaguaí). Já quando ele seca de forma momentânea é uma área dos fundos dos estúdios da Casablanca (Zona Oeste da cidade)", diz. "Foram vários dias de trabalho envolvendo aproximadamente 500 pessoas entre equipe técnica, elenco e figuração, fora carroças e uns 40 animais como vacas, burros, cavalos", enumera o diretor-geral do folhetim.
Questionado sobre as expectativas em relação à audiência, o diretor se mostra confiante. "Acredito que vamos bater recordes. Esse tipo de evento sempre sobe o patamar", destaca Avancini. Apesar de ter estreado com audiência inferior a segunda temporada da trama antecessora, "A Terra Prometida" reverteu a situação. "A curva é ascendente e os números, expressivos. Temos muita concorrência, mas a audiência já é maior que as duas temporadas de 'Os Dez Mandamentos'", vibra. Depois, Josué (Sidney Sampaio) e seus liderados terão pela frente um novo desafio. "Vamos ter batalhas envolvendo gigantes e, finalmente, o avanço dos hebreus", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)