Biografia
Descendente de alemães, o gaúcho Antônio Jacob teve suas primeiras experiências com vendas ainda criança ao trabalhar na fábrica da família no município de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul. Em 1912, fundou o grupo A. J. Renner, que na época nada mais era do que uma indústria têxtil localizada no bairro de Navegantes, em Porto Alegre.
Devido às baixas temperaturas na região, Jacob comercializava capas de pura lã e capas masculinas resistentes ao frio, à chuva, e aos fortes ventos tradicionais no Rio Grande do Sul, tornando-se um item do vestuário indispensável.
Em 1922, inaugurou o primeiro ponto de venda para a comercialização dos artigos têxteis. Assim surgiu as Lojas Renner, como foi batizada na época. De 1940 em diante, com o sucesso das vendas dos produtos, a Renner se tornou uma loja de departamentos.
Devido ao seu crescimento, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a empresa Lojas Renner S.A.
A abertura do capital da empresa deu fôlego financeiro para o seu crescimento no estado do Rio Grande do Sul. Um tempo depois, a empresa introduziu de forma pioneira o Cartão Renner, possibilitando o pagamento parcelado das compras.
Em seguida, o modelo de loja de departamentos passou a assumir o conceito de loja de departamentos especializado em moda e produtos para o público feminino, se aproximando cada vez mais das principais concorrentes, a Riachuelo e C&A.
Em dezembro de 1998, a multinacional J. C. Penney Brazil Inc, adquiriu o controle acionário da Lojas Renner S.A, possibilitando que a marca recebesse o impulso necessário para sua expansão para o resto do Brasil.
A Renner foi pioneira em implantar no país o conceito de "Estilos de Vida" como foi batizado pela própria empresa. Isso levou à criação de pequenas marcas que refletem diferentes lifestyles, interesses e personalidades. Dessa forma, a empresa possibilitou a exposição coordenada de roupas, calçados e acessórios, facilitando a escolha dos clientes e a movimentação dos mesmos dentro de uma grande loja, diminuindo o tempo de compra.