Biografia
No ano seguinte, ele lançou sua primeira coleção com o nome "Carolle" e trouxe uma revolucionária saia na altura do tornozelo (que também era chamada como "New Look" por Carmel Snow, renomada redatora da revista americana "Harper's Bazaar").
Inovando e lançando muitas variações para época, a coleção ganhou notoriedade no mundo da moda imediatamente. O modelo que se tornou o símbolo do New Look foi o tailleur bar, composto por um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada. O look era composto ainda por luvas, sapatos de salto e chapéu, que davam um toque de sofisticação à produção.
A alta-costura recebeu Dior de braços abertos por sua ousadia e por inovar com suas roupas. O estilista acabou por mudar o conceito de praticidade e simplicidade das peças femininas que até então era uma necessidade dos tempos pós-guerra e uma tendência da moda criada por Chanel. Após alguns anos de reclusão devido ao período de guerra, as mulheres desejavam se sentir femininas e elegantes novamente.
Movido por esses anseios da mulher pós-guerra, o estilista criou modelos bem femininos, luxuosos e elegantes, inspirados na moda da segunda metade do século 19. Os vestidos eram mais longos, o busto mais acentuado, a cintura bem marcada e as saias amplas. Não demorou muito para a coleção receber mais de dez mil encomendas e fazer a cabeça de mulheres célebres como Eva Perón, Grace Kelly e Marlene Dietrich.
Alguns anos após a inauguração da fashion brand, a maison Dior já havia conquistado mais de 5% das exportações francesas. Na mesma época, Christian Dior já era proprietário de uma boutique de luxo em Nova York, além de estar bem estabelecido para assinar contratos de licenças com empresas americanas.
Em meio a essas conquistas, Christian Dior sofreu um ataque cardíaco fulminante e morreu precocemente em outubro de 1957, quando passava férias no litoral italiano. O estilista francês deixou um império de luxo, com 22 coleções, 28 ateliês e 1.200 empregados. Nos dez anos dedicados aos seus negócios, vendeu mais de 100 mil vestidos, um milhão e quinhentos mil metros de tecido decorados e 16 mil croquis realizados.
Além da relevância no mundo da moda atendendo ao público de luxo feminino e masculino, a Dior também é consagrada por suas fragrâncias (J'Adore, Miss Dior, Poison Girl, Sauvage), maquiagens - destaque para Peter Philips, maquiador e diretor criativo e de imagem da Christian Dior Makeup -, joalheria, relojoaria e até por suas coleções voltadas para o público infantil, a Baby Dior.
Atualmente, quem comanda a criação da grife francesa é o estilista belga Raf Simons, que já desenhou para Jean Paul Gaultier e Martin Margiela, e, no Brasil, a grife francesa é comandada há mais de 25 anos pela empresária paulistana Rosangela Lyra. Maria Grazia Chiuri é a Diretora Artística da Maison Dior.