Biografia
- Nascimento : 29 de agosto de 1961
- Idade : 63 anos
- Signo : Virgem
- País : Brasil
Cássio Gabus Mendes é um ator brasileiro nascido em uma família influente no mundo artístico. Neto do cineasta e pioneiro do rádio e da televisão Octavio Gabus Mendes, e filho do autor de novelas e um dos primeiros diretores artísticos de TV Cassiano Gabus Mendes, além da radioatriz Helena Sanches Mendes, Cássio não escapou de seguir carreira como ator.
Sobrinho do também ator Luis Gustavo, ele afirma que nunca se sentiu pressionado pela família a ingressar no mundo da TV, mas acabou sendo um caminho natural. Aos 17 anos, integrou um curso do diretor de teatro Antunes Filho e também cursou cinema com o cineasta Denoy de Oliveira. Participou de um teleconto da TV Cultura, em 1979, interpretando um garçom, e tinha apenas uma única.
A estreia profissional na TV aconteceu em 1982, na TV Globo, na novela "Elas por Elas", escrita por seu pai. Acumulando mais de 20 novelas na emissora, o primeiro papel de destaque popular foi como o punk Greg, em "Champagne" (1983), também de autoria de Cassiano Gabus Mendes.
Atuou ainda na primeira versão de "Ti-Ti-Ti" (1985) como filho do costureiro Ariclenes Martins, o Victor Valentim (Luis Gustavo). Na trama, ele fez par romântico com Malu Mader e o casal caiu no gosto do público. Em seguida, os atores voltaram contracenar na minissérie Anos Rebeldes (1992), de Gilberto Braga, e na novela "O Mapa da Mina (1993), de Cassiano Gabus Mendes.
O primeiro papel dramático foi em "Roda de Fogo" (1986), de Lauro César Muniz, no papel de Celso Resende Jr. Atuou na novela de grande sucesso "Vale Tudo" (1988), como Afonso, filho da vilã Odete Roitman (Beatriz Segall) e marido da mal-caráter Maria de Fátima (Gloria Pires).
Cássio Gabus Mendes emendou vários trabalhos na emissora, sendo os mais recentes "Insensato Coração" (2010), "Lado a Lado" (2012), novela que ganhou o prêmio Emmy da televisão internacional, e "Além do Horizonte". Em 2015, foi escalado para atuar na novela "Babilônia".
O ator é casado com a psicóloga e atriz Lídia Brondi há mais de 20 anos. O casal, que não tem filhos, oficializou a união em maio de 2013, quando completou duas décadas junto. A cerimônia foi íntima, para 40 pessoas. Lídia deixou a carreira em 1991 para se dedicar aos estudos. Hoje atende em um consultório particular.