Biografia
- Nascimento : 19 de novembro de 1942, Bronx, New York
- Idade : 82 anos
- Signo : Escorpião
- País : Estados Unidos
Calvin Klein nasceu no dia 19 de novembro de 1942, em Nova York, no berço de uma família judaica. Ele demonstrou interesse pela moda desde cedo e aprendeu a costurar e a desenhar sozinho. Em 1962, Klein se formou pela Fashion Institute of Technology, uma das mais renomadas faculdades de moda americana.
Depois de trabalhar como aprendiz numa loja de casacos masculinos, lançou em 1968 sua primeira coleção de paletós, casacos e capas. Inicialmente, vendia suas criações em pequenas quantidades para lojas de departamentos americanas, mas não demorou muito para que as peças chamassem atenção do presidente da loja Bonwit Teller, Don O'Brien, que decidiu investir na marca fechando um negócio de aproximadamente US$ 50 mil com o jovem estilista. A partir daí, a grife se expandiu e caminhou para confecção de peças mais sofisticadas usando tecidos de seda, crepe, linho e lã.
O maior reconhecimento de Calvin Klein viria em 1973, quando o estilista entrou para a história do mundo da moda ao receber o prestigiado prêmio Coty Award. Pouco depois, Klein lançou uma coleção de roupas esportivas femininas, seguida de outras linhas voltadas ao mesmo público. Em 1977 o sucesso da marca era traduzido em um faturamento superior a US$ 30 milhões, e neste momento a marca iniciou o licenciamento para estampar Calvin Klein em lenços, sapatos, cintos e óculos.
No final dessa década, o nome da marca começou a ser reconhecido no mundo todo, principalmente depois do lançamento de sua coleção de calças jeans por preços acessíveis. Em apenas uma semana o sucesso era evidente: 200.000 pares de calças comercializadas. No entanto, a marca também acabou sendo um sucesso entre os homens ao lançar a Calvin Klein Underwear, sua linha de roupas íntimas.
A marca expandiu sua variedade de produtos com o tempo. Atualmente, possui uma famosa coleção de perfumes, além de roupas e peças íntimas. A Calvin Klein foi vendida em 2003 para o grupo norte-americano Philips-Van Heusen, entretanto, o estilista continuou atuando como consultor de criação durante 3 anos. Meses depois, contratou o brasileiro Francisco Costa e o italiano Ítalo Zucchelli para desenhar, respectivamente, as coleções femininas e masculinas.