Depois de criar uma camisa jeans que virou hit entre as celebridades, a Calvin Klein Jeans anuncia uma parceria com a Fundação Andy Warhol e estampa suas peças com obras do mestre da pop art, que já teve sua obra como inspiração pra estampa de Look Dior. A nova coleção é formada por camisetas, moletons e calças jeans. Todas as peças levam como estampas autorretratos do artista. Warhol foi, provavelmente, um dos primeiros praticantes da selfie moderna como conhecemos nos dias de hoje e seu espírito é refletido nessas peças.
Entre as estampas, estão incluídos trabalhos de 1986: retratos tirados atrás de óculos escuros, Polaroids em que se encontra caracterizado com batom e cabelo platinado, além de uma serie gráfica de silkscreens icônicos em seus últimos anos de vida, cada um oferece uma pequena amostra do potencial de Warhol, que marcou gerações e influencia arte e comportamento até os dias de hoje. O artista inspirou, por exemplo, estampas em lata de refrigerante com o rosto de Beyoncé.
Criador do conceito e da célebre frase "No futuro todo mundo terá seus 15 minutos de fama", mencionada por Paul McCartney em show em Nova York. O artista previu, de certa forma, a realidade atual, das redes sociais e nos trabalhos usados, do fim de sua vida, Warhol explora a própria figura, no lugar de retratar as celebridades que nas obras que o tornaram conhecido. Nas pinturas, seu rosto parece sem emoção e é reduzido a estampas com cores saturadas.
Inaugurada no fim dos anos 70, a Calvin Klein é uma das marcas de moda mais populares dos EUA. a cultura americana costuma sempre ser inspiração para a marca, que apostou, recentemente, no estilo college (das universidades americanas) e também no estilo western. Por isso, a união da criação de suas peças com imagens de Andy Warhol, artista que tinha como material a cultura americana, torna a coleção emblemática. As peças estarão à venda em lojas selecionadas da marca e no e-commerce.
(por Deborah Couto)