Justin Biebervoltou aos holofotes após o seu nome ser associado a Sean "Diddy" Combs, conhecido também como P. Diddy. Os dois são amigos de longa data e, recentemente, lançaram uma colaboração intitulada "Moments". Essa relação entre os dois gerou uma série de teorias da conspiração que estão ganhando destaque na internet.
P. Diddy, famoso por suas festas luxuosas frequentadas por diversas celebridades, incluindo Justin Bieber, foi preso no dia 16 de setembro. As acusações incluem extorsão, tráfico sexual à força, fraude ou coerção, além de envolvimento com prostituição relacionada a essas festas.
O jornalista Daniel Lopez, que atua como uma espécie de teólogo nas redes sociais, fez uma análise do videoclipe de "Where Are U Now", de Justin Bieber, Skrillex e Diplo. A canção, lançada em 2015, fala sobre a busca por alguém que faz falta, expressando sentimentos de desamparo e solidão, refletindo sobre como as pessoas podem se sentir perdidas sem a presença de alguém importante em suas vidas.
No videoclipe, imagens que simbolizam medo e problemas psicológicos são refletidas sobre o rosto de Justin, gerando debate sobre os símbolos presentes. Para alguns, esses elementos são considerados inofensivos ou parte da narrativa artística; para outros, especialmente os teóricos da conspiração, podem significar algum tipo de ritual satânico.
Daniel é do grupo que acredita que o vídeo faz parte de um culto ocultista, definindo os símbolos como grotescos e demoníacos. Sua percepção é guiada por valores religiosos:
"Olha, o Justin Bieber com uma cruz invertida na testa, saindo um negócio vermelho da boca dele, muito estranho. Nessa aqui, uma situação na cabeça dele, e ele falando 'se você viu isso, é porque já é tarde demais'. Tudo isso é muito estranho."
Em um trecho da live, Daniel destaca que o videoclipe é de uma época em que Justin se converteu e começou a se declarar cristão: "Mais uma dele com uma cruz invertida na testa, e isso é de uma época que o Justin Bieber estava dizendo que tinha virado cristão e aparece essas coisas todas. Só coisas sinistras."
O jornalista também menciona a relação entre os problemas psicológicos de Justin e sua relação com Diddy, indicando que isso pode estar ligado a uma suposta "iniciação":
"Agora a gente está entendendo como é que a banda toca, agora a gente consegue perceber porque essas pessoas são tão problemáticas. Porque essas pessoas passam por uma espécie de iniciação, por uma espécie de rito de passagem e isso arrebenta com a mente da pessoa."
Daniel também criticou os meios de comunicação, alegando que eles supostamente escondem do público esses possíveis símbolos ocultistas: "O que não está sendo dito na grande mídia é exatamente a parte espiritual. Eles sempre escondem a parte mais importante."
Ele ainda chega a associar os problemas psicológicos de Justin à sua relação com Diddy, mencionando novamente uma suposta iniciação: "O Diddy foi ele quem botou o Usher no jogo e foi ele quem botou o Justin Bieber no jogo. E o Usher levou o Justin Bieber lá para ser 'iniciado'. E, é clara a diferença do Justin Bieber antes e depois. O Justin Bieber antes de conhecer e visitar aquela mansão lá, era um garoto de 15 anos alegre. Você olha os olhos do Justin antes dos 15 anos e você vai ver um brilho nos olhos, depois disso você vê uma pessoa triste, uma pessoa para baixo", finaliza.