Broncopneumonia: o que é a doença que foi causa da morte de Silvio Santos, internado com H1N1?
Publicado em 17 de agosto de 2024 15:34
Por Hernane Freitas | Colaborador TV e celebs
Amante do universo pop e das celebridades em geral. Não vivo sem música e amo escrever sobre astrologia. Entrevistar famosos é comigo mesmo!
A brocopneumonia, doença que acometeu Silvio Santos, causa a inflamação dos alvéolos pulmonares, responsáveis por fazer a troca de oxigênio com o sangue. Saiba seus principais sintomas, a diferença para a pneumonia comum e como se faz o tratamento!
Dailymotion
Veja + após o anúncio

A morte de Silvio Santos, aos 93 anos, é o assunto mais comentado deste sábado (17). Em meio à uma decisão da família de não realizar velório para o apresentador, um desejo que ele expressou em vida, a causa da morte do dono do SBT também veio à tona.

Segundo um boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein, onde o comunicador estava internado há duas semanas, depois de se recuperar de um quadro anterior de H1N1, Silvio Santos morreu em decorrência de uma broncopneumonia.

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2023, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda", diz o comunicado.

Veja + após o anúncio
O que é broncopneumonia, doença que causou a morte de Silvio Santos?

Segundo informações divulgadas pelo g1, a broncopneumonia, como o próprio nome sugere, é um tipo de pneumonia que acomete os alvéolos pulmonares, estruturas do pulmão que possibilitam a troca de oxigênio com o sangue e, assim, permite o funcionamento correto do órgão. Quando infectada, a pessoa com broncopneumonia sofre com a inflamação dos brônquios e alvéolos, prejudicando sua capacidade respiratória.

Apesar de ser diferente da pneumonia comum, que é causada por microorganismos como vírus, bactérias ou fungos, a broncopneumonia geralmente tem os mesmos sintomas e também é tratada da mesma forma, de acordo com o médico José Pereira Rodrigues, pneumologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Já de acordo com o pneumologista Frederico Fernandes, o vírus mais comum causador de pneumonia é o influenza, justamente o que acometeu Silvio Santos. "Essa pneumonia, quando diagnosticada de forma precoce e tratada com medicação antiviral, tem uma evolução mais favorável que a bacteriana", diz o médico.

Veja + após o anúncio
Principais sintomas e tratamento

Os sintomas da broncopneumonia são muito parecidos com outras doenças respiratórias, e incluem tosse seca ou com catarro, falta de ar, dificuldade para respirar, febre alta, calafrios, fraqueza, cansaço e até lábios e extremidades azuladas. O diagnóstico é feito com exames como o raio-X de tórax e broncoscopia, além da observação dos sintomas.

O tratamento da doença vai depender do tipo de infecção na pneumonia. Se for bacteriana, o paciente tomará antibiótico e, se for viral, apenas medicamentos para aliviar os sintomas, em especial as febres e dores no corpo.

Apesar de ter grandes chances de cura quando diagnosticada e tratada da forma correta, a broncopneumonia também pode levar à morte, como foi o caso de Silvio Santos, que irá receber uma série de homenagens da TV Globo.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana