Silvio Santos, de 93 anos, foi acometido pela gripe H1N1. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT nesta quinta-feira (17). A emissora, no entanto, optou por uma nota curta e não se aprofundou em detalhes - tampouco mencionou a palavra "internação".
"O SBT informa que Silvio Santos está com H1N1. Ele está sendo medicado no Hospital e está bem. Agradecemos o carinho de todos", informa a sucinta nota do SBT. A confirmação vem quase 24 horas depois de a emissora ter negado a internação de Silvio. Rumores apontam que o canal teria proibido programas da casa de tocar no assunto.
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Silvio está internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Ele apresentou uma melhora e deve deixar o hospital ainda nesta quinta-feira (18) ou até a sexta-feira (19). O apresentador, que está longe das telinhas há dois anos, está em observação e aguarda o resultado de uma série de exames antes de receber alta.
O H1N1 é uma mutação do material genético do vírus da gripe. Essa é a variação responsável por causar a gripe suína. Com sintomas mais fortes que os normais, ela pode causar uma série de complicações e até óbito se a pessoa não se tratar adequadamente.
O vírus é transmitido de uma pessoa para a outra através do contato com secreções, seja por tosse ou espirro ou por objetos manuseados por alguém infectado. Entre os principais sintomas, que podem permanecer por mais de uma semana, estão febre, tosse, dores, falta de ar, calafrios, vômitos, náuseas e diarreia.
O tratamento pode ser através de remédios que aliviam os sintomas. O paciente também precisa permanecer em repouso e ingerir bastante líquido. O recomendado é que a pessoa permaneça em isolamento para evitar propagar o vírus.