Atualmente, a Globo sofre uma queda drástica de audiência em suas novelas. O caso mais recente é a novata 'Mania de Você'. A trama das nove ainda não conquistou o público como merece, embora a história seja cheia de artimanhas, assim como João Emanuel Carneiro prometeu para o público.
Casos à parte, a emissora tem uma lista de novelas que provavelmente não ganharão nova reprise. Confira a lista do Purepeople com as 7 novelas menos queridas pela emissora desde os anos 2000.
A novela de Benedito Ruy Barbosa causou muita dor de cabeça para a Globo. Em meio à Copa do Mundo, a novela rural sofreu com a audiência e problemas nos bastidores, como o acidente que envolveu Ana Paula Arósio e Reynaldo Gianecchini, além da morte do ator português Luís de Lima.
'Bang Bang' ganhou uma nova chance no Globoplay, fazendo parte do catálogo do projeto Resgate. No entanto, na exibição original ela sofreu diversas críticas, como a escalação de Fernanda Lima como a protagonista da história. O autor Mário Prata foi afastado no primeiro mês de exibição, e mesmo com a chegada do veterano Carlos Lombardi, a novela não emplacou.
A novela das seis, escrita por Miguel Falabella, perdia audiência diariamente, principalmente com a saída de Fábio Assunção para um tratamento pessoal. A trama só foi lembrada recentemente por conta da abertura, que se tornou inspiração para a simulação de 'Pé de Chinesa', novela fake de Glória Perez com Jade Picon.
Com um elenco primoroso, como Antônio Fagundes , Eliane Giardini e Vivianne Pasmanter , o folhetim das sete não vingou. Aqui, Grazi Massafera encarnou um robô que foi transformada em humana.
A última novela de Manoel Carlos não vingou. Julia Lemmertz não entregou como a heroína Helena, muito por conta da confusa história. Gabriel Braga Nunes, embora excelente como Laerte, não convenceu como um galã psicopata.
A trama de Gilberto Braga contou com um elenco estelar (Fernanda Montenegro , Camila Pitanga , Glória Pires , entre outros), porém, não chamou a atenção do público.
Aguinaldo Silva prometeu retomar o gênero realismo fantástico em O Sétimo Guardião', mas a história fantasiosa não agradou nos dias atuais.