Há poucos dias, os franceses, os americanos, bem como os ingleses (e também uma boa parte da Europa) celebraram o 80º aniversário do desembarque na Normandia. Nesta ocasião, muitas celebridades se reuniram para prestar homenagem aos soldados que morreram durante a guerra, incluindo Steven Spielberg.
À medida que a explora, a Segunda Guerra Mundial tem um significado especial para ele. É também por isso que decidiu dirigir "O Resgate do Soldado Ryan", que se tornou um dos filmes de guerra mais simbólicos deste acontecimento. Porém, o cineasta não é o único que quis evocar esse período em sua filmografia. Outro longa-metragem, bem menos conhecido, procurou reconstituir esse período sombrio.
"O Trem" é um filme de guerra lançado em 1964, dirigido por John Frankenheimer e estrelado por Burt Lancaster ("Os Assassinos"). A história se passa na França durante a Segunda Guerra Mundial e nos apresenta uma parte da Segunda Guerra Mundial. Um combatente da resistência francesa, interpretado por Lancaster, tenta desesperadamente parar um trem cheio de obras de arte roubadas pelos nazistas e com destino à Alemanha.
O filme é um thriller intenso, pois o protagonista usa todos os recursos à sua disposição para parar o trem antes que ele cruze a linha. Aqui, é o elogio aos combatentes da resistência que o diretor quer retratar e, principalmente, à sua determinação.
Assim como muitos filmes que retratam esta era sombria da história, este episódio conhecido como "trem Aulnay" é inspirado em acontecimentos reais. No entanto, na vida real, era um trem cheio de móveis saqueados que estava no centro do caso. No entanto, ainda estava cheio de tesouros como pinturas de Picasso, Cézanne, Dufy e Monet.
Mas segundo o diretor, se certas verdades históricas forem precisas, ele queria especialmente fazer ação com o trem. Se não falta emoção, é acima de tudo um filme "diabolicamente divertido", cita o meio de comunicação Espinof. "Depois que Frankenheimer alcança você completamente, ele não o deixa ir até o fim . " Infelizmente, O Trem não está disponível para streaming no momento. Mas você pode assistir para alugar no Amazon Prime e descobrir essa nova parte da Segunda Guerra Mundial, além de "O Resgate do Soldado Ryan", de Spielberg.