Como está o 'Garoto Bombril' hoje, 46 anos após estreia na TV? Carlos Moreno revela segredo do personagem: 'Não era...'
Publicado em 22 de outubro de 2024 às 02:36
Por João Pedro de Almeida | Colaborador
Jornalista apaixonado por cultura pop e televisão. Amo ouvir e contar boas histórias.
Carlos Moreno revelou os principais fatores que garantiram o sucesso duradouro do 'Garoto Bombril'. Confira todos os detalhes!
Veja + após o anúncio

O publicitário Washington Olivetto faleceu no dia 13 de outubro após passar quase cinco meses internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, devido a complicações pulmonares. Entre seus legados, destaca-se o personagem "Garoto Bombril", interpretado por Carlos Moreno, que marcou a publicidade brasileira por décadas.

A criação do 'Garoto Bombril'

Em entrevista ao programa "Gaúcha+", Carlos Moreno, atualmente com 70 anos, contou detalhes sobre a criação do icônico personagem. Segundo ele, o "Garoto Bombril" foi desenvolvido de forma estratégica, mas sem a tradicional abordagem agressiva de vendas.

"Quando eles criaram o personagem, eles pensaram justamente que a dona de casa, nos intervalos da novela, quando os comerciais de limpeza [passavam] parecia que ela tinha serviço para fazer. E era sempre falando 'esse produto é o melhor'. E isso é uma coisa que o personagem da Bombril nunca falou, ele era muito respeitoso. Era sempre uma campanha comparativa, mas sem mencionar os outros produtos", explicou Carlos.

Veja + após o anúncio
Recorde mundial e sucesso inesperado

Em 1994, a campanha do "Garoto Bombril" entrou para o Guinness Book como a mais longa campanha publicitária contínua do mundo. Carlos Moreno interpretou o personagem de 1978 a 2004 sem interrupções.

Carlos relembrou que nem ele, nem Washington Olivetto, nem a Bombril previram a longevidade do sucesso:

"A primeira campanha foram quatro filmes para outros produtos que a Bombril fabricava na época, não era nem para a palhinha de aço, era para o detergente, o Sapólio e outros dois produtos, e ali se fechava, mas quando foi para o ar, causou tamanha surpresa no público e daí me chamaram para fazer um contrato de exclusividade. Aí esse contrato foi sendo renovado e durou 35 anos."

Veja + após o anúncio
A humanização do personagem

Um dos segredos do sucesso duradouro do "Garoto Bombril" foi a humanização do personagem, algo pouco comum na publicidade da época. Carlos - que também participou do programa infantil "Rá-Tim-Bum" - destacou que o personagem não era um vendedor típico, mas sim um químico industrial que tinha orgulho de sua empresa: "Ele era o oposto de um vendedor, e por uma situação inusitada ele estava lá na frente de uma câmera tendo que falar dos produtos."

O contraste com as campanhas tradicionais da época foi um dos fatores que mais surpreendeu o público: "Foi um choque na época mostrar um cara que não era bonito, que era falível, que não falava 'eu sou o melhor, o meu produto é o melhor', que era muito humano", completou Moreno.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana