O problema de Xuxa no pé que a levou a usar uma bota ortopédica pode ser bem mais sério que uma simples torção. Como informou a coluna "Outro Canal", do jornal "Folha de S.Paulo" desta terça-feira (17), a apresentadora está com sesamoidite. Trata-se de uma inflamação dos ossos sesamóides, pequenos ossos no peito do pé que são submetidos a grandes cargas durante os exercícios e o uso prolongado de salto alto.
Por este motivo, ainda de acordo com a publicação, atendendo a um pedido médico, Xuxa pode ter que ficar afastada da TV de seis meses a um ano para repousar o pé. A doença, se não tratada de forma adequada, pode evoluir para necrose (alteração vascular) e até mesmo fratura destes ossos.
Com fortes dores no pé, a inflamação de Xuxa se agravou nos últimos meses. Durante o tratamento, o paciente deve evitar ao máximo o uso de salto alto e sapatos com solados finos e flexíveis, como sandálias rasteirinhas. Tênis com palmilhas com bom amortecimento e calçados que não sobrecarreguem a parte anterior do pé são os mais indicados. De acordo com sites especializados, em casos mais graves é preciso inclusive intervenção cirúrgica.
Procurada pelo jornal, a assessoria de imprensa de Xuxa preferiu não se pronunciar sobre o assunto e nem sobre um possível afastamento da apresentadora da TV. Se confirmado, será o primeiro em 30 anos.
Namorando o ator e cantor Junno Andrade, Xuxa tem sido vista constantemente em eventos e gravando o "TV Xuxa" mesmo depois de ter colocado a bota ortopédica no pé. Nessas ocasiões, a apresentadora continua usando salto alto no outro pé e caminhando normalmente.
Na manhã desta terça-feira, logo após chegar de São Paulo, Xuxa foi direto para Angra dos Reis, no sul fluminense, onde gravará o "TV Xuxa" especial de verão. Os programas serão exibidos em janeiro, mês que a apresentadora tradicionalmente sai de férias.