Xuxa se pronunciou sobre as provocações de Mara Maravilha durante o "Programa do Ratinho", exibido nesta segunda-feira (08). Na atração, a morena trocou a letra de um hit da rainha dos baixinhos, que se envolveu em polêmica recente com Jair Bolsonaro, e ainda utilizou uma expressão pejorativa sobre pessoas com deficiência.
Pelo Instagram, Xuxa comentou a paródia e repreendeu a ex-apresentadora infantil pelo uso do termo ofensivo. "Quando eu ouvi isso, me coloquei no lugar de uma pessoa com necessidades especiais e te juro que fiquei triste. Como uma pessoa que trabalhou com crianças fala isso? Por mim, ok, só me dá mais pena dela, mas pelas crianças e pessoas com um grau de intelecto que esteja nessa 'expressão' é simplesmente feio", disse a mãe de Sasha.
Xuxa se desculpou em nome das apresentadoras infantis da mesma geração, marcada por nomes como Eliana e Angélica, que já foi alvo de polêmicas com Mara, e ainda pediu que Maravilha seja ignorada. "Nem todas as ex-apresentadoras são assim. Por favor, não repassem essa mensagem. O que ela quer é espaço. Não deem a ela", finalizou.
Em comunicado divulgado pelas redes sociais, Mara Maravilha se desculpou pelo uso da expressão ofensiva e compartilhou uma foto ao lado de crianças com síndrome de down, tirada há algumas décadas.
"Representar a arte, a comunicação e o imaginário do público é justamente reconhecer que temos grandes responsabilidades ao que propagamos diariamente com bons ou maus exemplos. Mesmo com a dita liberdade de expressão, concordo que fui infeliz na empolgação do entretenimento", escreveu.
Mara pediu desculpas a Xuxa, ao compositor de "Ilariê", Cid Guerreiro e aos fãs que as apresentadoras têm em comum. "Triste comigo, fui infeliz. Antes de ser artista, sou um ser humano", declarou.
Durante participação no "Programa do Ratinho", Mara Maravilha cantou "Ilariê", segundo ela, a pedido do apresentador. "Eu tenho a minha versão", revelou antes de cantar os versos insultuosos. "Tá na hora, tá na hora / Da lavagem cerebral / Eu ganhei um disco da Xuxa / E virei débil mental", entoou. O comunicador repreendeu a ex-"A Fazenda" logo após o fim da paródia: "A Xuxa vai brigar com você". Ela respondeu: "Tô pouco me lixando".
Apontadas como rivais nos anos 1980 e 1990, Xuxa e Mara Maravilha chegaram a trocar declarações cordiais na última década, mas, desde o ano passado, o clima parece ter azedado entre as duas. Em entrevista ao podcast de Sérgio Mallandro, a ex-apresentadora do "Fofacalizando" disse que estava com 'ranço' da rainha. "O jeito com que ela vem se comportando, principalmente, em relação à minha história e à minha pessoa, não estou de acordo", bradou.
Na ocasião, sobrou até para Junno Andrade, namorado de Xuxa. "Sei um monte de podres dele", disparou Mara.