Vini Jr. foi alvo de novos comentários racistas por parte da imprensa espanhola. Desta vez, os ataques aconteceram após o jogador vencer o prêmio Sócrates na cerimônia de Bola de Ouro 2023. O discurso do jogador brasileiro teria chateado veículos de Valência, cidade espanhola.
O prêmio Sócrates é dado ao jogador que se destacou também por suas lutas sociais fora de campo. Além de sofrer diversas perseguições durante o campeonato espanhol, Vini Jr. também foi homenageado por sua fundação no Brasil.
Durante o discurso, apareceram no telão algumas imagens de momentos nos quais Vini sofreu ofensas racistas dentro de campo. Uma delas durante o polêmico jogo contra o Valência, que gerou, até, uma investigação na Justiça.
"É muito chato sempre ter que falar sobre o racismo, mas estou preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário, para todos seguirem fortes porque eu vou lutar por eles, espero que você (Drogba) também e todos os jogadores possam nos ajudar, é muito triste toda vida eu falar sobre o racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre grandes jogadores que estão aqui e é muito triste. Quero pedir a força para vocês para seguirmos na luta e que as crianças que vão vir possam sofrer cada vez menos", prosseguiu, sendo bastante aplaudido.
Após a cerimônia, o próprio clube Valência lamentou as imagens transmitidas durante a cerimônia. Segundo uma nota divulgada pelo time, o episódio se trata de um acontecimento isolado.
"O Valencia lamenta o uso na gala do Bola de Ouro da nossa imagem e a sua associação a comportamentos isolados que o clube perseguiu de maneira urgente e incisiva, aplicando o castigo mais severo aos condenados", diz a nota.
Em seguida foi a vez do jornal "Superdeporte", da mesma cidade, criticar fortemente a postura de Vini Jr.
"Fartos de Pinóquios. O show de Vinicius e suas mentiras continuam prejudicando de maneira injusta a imagem do Valencia e toda a sua torcida", escreveu o veículo, associando Vini Jr. com o personagem da Disney pela segunda vez no ano.