Já é esperado que um dos pontos altos de um desfile de Alta-Costura é o look da noiva. Geralmente exibido como entrada final do show, a proposta de cada estilista para sua noiva varia de acordo com o estilo da marca e as tendências apresentadas na passarela, como foi o vestido Givenchy de Meghan Markle para o casamento real. O que se espera, no entanto, é que seja uma produção surpreende.
Hoje em dia, no entanto, os looks de noiva estão cada vez menos tradicionais, como mostra o look do desfile da Chanel. O mais popular modelo "bolo", com véu, grinalda e bordados vêm sendo substituído por propostas mais contemporâneas. Algumas marcas costumam até omitir o "look noiva" no fim do desfile, subvertendo a tradição da alta-costura. A maioria delas, no entanto, costuma produzir vestidos de alta-costura exclusivos e sob medida também para clientes noivas, que muitas vezes se inspiram nas peças de seus desfiles para fazer a encomenda. Por isso não faltam propostas que podem se tornar looks para o dia do sim.
Na Semana de Alta-Costura outono/inverno 2019, que foi até 4 de julho em Paris, surgiram propostas inusitadas. Giambattista Valli, por exemplo, apostou em um vestido volumoso e sem brilho que resgata a moda do detalhe preto na cintura. Já a Chanel apostou em um look de duas peças em verde-menta, que foi desfilado pela segunda vez na história da marca por uma modelo negra. A proposta do designer Alexis Mabile foi um macacão rendado com transparência dos pés à cabeça.
Já entre os mais tradicionais, ainda reinam os modelos de saia volumosa. Famoso pelos looks preciosos de tapete vermelho, Elie Saab apostou em um modelo todo bordado de cristais com uma espécie de arranjo que faz as vezes de véu e grinalda. Já Zuhair Murad, que se inspirou na monarquia russa e teve Alessandra Ambrosio no desfile, apresentou um look todo bordado em motivos florais, com direito a capa e coroa, bem rainha!
(por Deborah Couto)