Josué (Sidney Sampaio) vai ter uma ótima notícia na penúltima semana da novela "A Terra Prometida". O líder hebreu descobre que a mulher, Aruna (Thais Melchior), está viva após levar uma flechada de Tobias (Raphael Vianna). Quem conta a novidade para o sucessor de Moisés (Guilherme Winter) é Mireu (Eduardo Magalhães), que, a essa altura, terá pedido abrigo para o irmão de criação de Eleazar (Bernardo Velasco) após fugir de Jerusalém com Ula (Rafaela Mandelli) e Lina (Naiumi Goldoni).
Ao descobrir que Aruna não morreu, Josué se emociona, mas logo se preocupa porque Mireu avisa que o plano de Adonizedeque (Mário Frias) é usar a mocinha como escudo humano na batalha contra Israel. Um pouco antes, quando souber que a prisioneira é mulher do líder hebreu, o rei de Jerusalém obriga seus médicos a salvarem a vida da mocinha. Graças a um milagre divino, Aruna escapa da morte e foge do reino ao ser libertada por Abul (Joelson Medeiros), que, em seguida, morre envenenado.
Nas campinas de Canaã, a filha de Quemuel (Raymundo de Souza) não dá sorte e encontra com Tobias, tentando se livrar do arco que usou para atirar a flecha nela. O Monstro Hebreu novamente, decide matar a meia-irmã, contudo ambos acabam surpreendidos pelos soldados de Jerusalém, que os levam para a masmorra.
Após ficar dez anos como escravo de um grupo de mercadores, o namorado de Acsa (Marisol Ribeiro) é finalmente libertado. Logo em seguida, Otniel (Leonardo Miggiorin) se reencontra com Talmal (Paulo Goulart Filho) em um confronto com gigantes. O hebreu liberta o gigante, contudo não nota que outro ser de altura descomunal corre com uma clava repleta de pontas pontiagudas na sua direção, como antecipou o Purepeople.
Otniel mata um gigante, mas é arremessado longe por um segundo. "Você vai desistir na primeira dificuldade?", questiona Talmal ao socorrer o amigo. "Não, não vou desistir. Não sou mais um menino", retruca. Depois, o sobrinho de Calebe (Milhem Cortaz) mata o gigante que lhe feriu. "Nós vencemos! Viva Israel", vibra ao erguer sua espada.
(Por Guilherme Guidorizzi)