Na última semana da novela "Novo Mundo" , Pedro (Caio Castro) vai impedir que uma tragédia aconteça com Leopoldina (Letícia Colin). O soberano atira na amante Domitila (Agatha Moreira), que abortou de um filho seu, ao perceber que ela está prestes a atirar na austríaca. Assim, será a segunda vez que Leopoldina escapa da morte - quase foi vítima de um atentado orquestrado por Thomas (Gabriel Braga Nunes). O folhetim das seis chega ao fim no próximo dia 28 e dará lugar a reprise de "Flor do Caribe", uma vez que "Nos Tempos do Imperador" só estreia ano que vem.
Após Domitila ter voltado para o Rio de Janeiro contra as ordens de Pedro, ela manda um bilhete para a rival dizendo que seu marido está com ela, e chegará a ir até o Paço, onde tem um novo embate com Leopoldina, e acaba sendo mais uma vez expulsa pelo amado. Por sua vez, o dono do grito da independência terá sido levado contra sua vontade até a amante em uma espécie de "sequestro por amor".
Na sequência, Domitila fica sabendo por meio de Patrício (André Dias), que Pedro e Leopoldina farão um passeio juntos. Furiosa pela humilhação e inconformada em ser a outra, ela vai atrás dos dois e, ao vê-los se beijando, engatilha sua arma, mirando contra a Imperatriz. Contudo, Pedro a vê e atira na amante a tempo de impedi-la de atentar contra a vida de sua mulher.
Apesar da decisão tomada, Pedro se desespera ao ver que Domitila está ferida e Leopoldina, apesar de tudo, não pensa duas vezes e se apressa em ajudar a mulher que tanto a fez sofrer propositalmente e que teria atirado nela, não fosse a intervenção do marido. O ferimento, porém, não é grave e Domitila logo se recupera. Pedro então manda Francisco (Alex Morenno) levar Domitila de volta para São Paulo.
Já no capítulo final de "Novo Mundo", Domitila aparece assistindo à coroação dos Imperadores, escondida sob um véu no meio da multidão. Apesar de continuar sendo amante de Pedro, o final feliz que a novela enfatiza é o do casal Leopoldina e Pedro. Eles vão trocar declarações de amor, apaixonados quando ficam a sós, depois de serem coroados. Vale lembrar que historicamente, Domitila não conseguiu assumir o lugar de Leopoldina nem mesmo após a morte da rival, pois dom Pedro I se casou com outra princesa europeia após ficar viúvo.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)