A vingança de Chalaça (Romulo Estrela) vai dar certo na novela "Novo Mundo". Desde que voltou de Portugal o ex-assessor do príncipe está articulando meios de fazer Domitila (Agatha Moreira) pagar por tudo que lhe fez, e nos próximos capítulos da trama das seis prepara uma armadilha que faz com que ela confesse sua aliança com Thomas (Gabriel Braga Nunes), sem saber que Pedro (Caio Castro) está ouvindo às escondidas. Revoltado, o marido de Leopoldina (Leticia Colin) se revela e expulsa a amante do Solar, da corte e da sua vida.
Após Anna (Isabelle Drummond), voltar para casa de Thomas por causa da filha, a escritora encontra uma carta que prova a ligação do marido com a empresa responsável pela obra do porto, cuja autorização terá sido conseguida por insistência de Domitila com o príncipe. É com essa prova que Joaquim (Chay Suede) consegue convencer dom Pedro de se esconder no solar para ouvir a conversa que Chalaça terá com a irmã de Francisco (Alex Morenno).
Já devidamente escondido na casa em que abriga a amante, Pedro ouve toda a discussão de Chalaça com ela. "Eu tive que aceitar uma aliança com Thomas para chegar a dom Pedro! E consegui!. Se você gosta mesmo do seu amigo, deixe-nos em paz. Eu e Pedro somos felizes. Nós nos completamos. Eu amo Pedro e ele me ama também", diz a interesseira, que está esperando um filho do Regente do Brasil, assim como Leopoldina e também Benedita (Larissa Bracher), irmã de Domitila.
Ao ouvir a confissão, o príncipe sai do seu esconderijo e declara: "Mas vou matar esse amor, Domitila!. Eu ouvi tudo. Ou o suficiente". Numa tentativa desesperada de se safar, Domitila afirma: "O Chalaça me queria, é verdade, mas eu sempre quis você! Por isso ele armou esta armadilha!". "Quem traiu você foi sua ambição. Eu li uma carta enviada a Thomas pela empresa que teu irmão escolheu para fazer a obra do porto. Quanto você ganhou com isso?", Pedro questiona, e ela, desesperada o beija.
A princípio dom Pedro se deixa beijar, mas logo segura Domitila pelo braço e a leva para fora. "Você não terá mais nada de mim! Você me usou! És ainda pior que tudo que disseram a seu respeito! Vá embora da casa da minha família! Vá embora da corte! Vá embora da minha vida!", ele ordena, e bate a porta na cara dela. Cabe a Domitila espernear o lado de fora e Pedro chorar sozinho na sala: "Por que fizeste isso comigo, Domitila? Por quê?", se questiona.
(texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)