Nos últimos capítulos da novela "Novo Mundo" e após ter abortado do filho que esperava de dom Pedro (Caio Castro), Domitila (Agatha Moreira) vai conseguir reconquistar o protagonista assim que o príncipe viajar para São Paulo. Depois da proclamação da república, a concubina se muda novamente para o Solar, manda capangas levarem o Imperador à força para lá e envia um bilhete à Imperatriz, Leopolina (Leticia Colin), contando que seu marido está com ela. Além disso, Domitila desobedece as ordens do soberano de de não voltar ao Rio de Janeiro.
Já coroado imperador do Brasil, Pedro resolve perdoar Domitila, mas ordena que ela retorne para São Paulo. Empoderada, a rival de Leopoldina dá de ombros e se instala mais uma vez no Solar dos Bragança e manda alguns capangas levarem o amante para lá à força. O Imperador está andando a cavalo pela estrada quando um grupo de homens com lenços cobrindo seus rostos capturam o "dom Juan", que engravidou três ao mesmo tempo.
Amordaçado e encapuzado, Pedro se debate, na tentativa de se escapar, mas não consegue e logo chega ao Solar, onde se depara com Domitila. "Meu amor! Não se preocupe. Você está em casa outra vez. Nossa casa", ela diz, desamarrando as mãos dele, que reage: "Enlouqueceste? Sabes o que poderia acontecer se pegam vossos homens me sequestrando? Eu disse que era para ti...", mas ela o interrompe com um beijo, e ele se entrega.
Enquanto Pedro se diverte com a amante, Leopoldina - que o perdoou pela traição quando ele descobriu a verdade sobre Domitila e a expulsou da corte -, espera o marido em casa, mas só recebe uma correspondência enviada pela rival. "Cara imperatriz, Pedro está comigo neste exato momento. Se ele não voltar para casa tão cedo, foi porque preferiu ficar. Vamos ver qual de nós duas será a escolhida", diz o bilhete.
Thomas (Gabriel Braga Nunes) e Joaquim (Chay Suede), meio-irmão de Pedro, vão ter mais um confronto depois que o crápula fizer novamente Anna (Isabelle Drummond) refém. Só que dessa vez as coisas sairão muito mal para o vilão. Ele coloca fogo uma área de um navio e acabará encurralado pelas chamas, sendo dado como morto. Porém uma nova reviravolta marca a trama histórica, que chega ao fim dia 28 para dar lugar à reprise de "Flor do Caribe".
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)