Depois de ser preso por conspirar contra a coroa na novela "Novo Mundo", Thomas (Gabriel Braga Nunes) vai armar uma vingança contra os monarcas com atentado explosivo para matar Leopoldina (Leticia Colin). Além da prisão, o esquema de tráfico de escravos para a Inglaterra também será descoberto e, com isso, a princesa do Brasil se torna alvo de um plano arquitetado pelo vilão com a ajuda de Sebastião (Roberto Cordovani). Mas quando a bomba explode durante um compromisso oficial, ela só não morre por causa da proteção de Anna (Isabelle Drummond).
Após Pedro ir em comitiva para São Paulo com Chalaça (Romulo Estrela) é Leopoldina - que terá se reconciliado com o marido - que assume os despachos e a revista da tropa, no Rio de Janeiro. Thomas então decide usar isso, e começa a arquitetar seu plano. "Dom Pedro não tem como conter a rebelião em São Paulo e proteger a corte ao mesmo tempo!", comenta com Sebastião. Além da princesa, o mau-caráter vai tentar matar Nívea (Viétia Zangrandi) ao descobrir que ela é aliada de Anna.
Sebastião questiona o que o comparsa tem tem em mente, e o ex-ministro responde: "Alguns homens fiéis ao general Madeira permanecem na tropa que dona Leopoldina vai passar em revista hoje, como é de hábito do príncipe. Nesse momento, meu caro Sebastião, a princesa vai ter a pior surpresa de sua vida! E por que não dizer, a última?". Bonifácio (Felipe Camargo) tenta impedir a amada de se expor, já prevendo um ataque do inimigo, e aconselha: "A princesa não deveria passar as tropas em revista hoje! A situação está tensa! Esses homens foram cooptados por dom Pedro e Chalaça! Eram da tropa do general Madeira, contra o príncipe! Não confio neles!.
Leopoldina não acata o conselho e dispara: "Eu quero ir, ministro! Está resolvido. Não vão me intimidar e vou deixar isso bem claro a todos!". Com a explosão preparada, Thomas observa com binóculos a carroça com a bomba parar próximo ao local em que a princesa está. Para sua surpresa, ele vê Anna - que a essa altura terá sido nomeada secretária de governo após sofrer nas mãos de Thomas (Gabriel Braga Nunes) - e tenta abortar a missão, porém não consegue fazê-lo a tempo. Um dos capangas atira uma tocha na direção da carroça e antes da explosão a escritora se joga por cima da amiga.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)