Na novela "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) e Rúben (Felipe Cunha) vão ter uma discussão após o mais novo dele confirmar a sua intenção de deixar o acampamento. Judá toma essa atitude cansado das mentiras para o pai, Jacó (Petronio Gontijo), em relação à "morte" de José (Juliano Laham). Originalmente, as cenas fariam parte do capítulo 123, aponta o Purepeople, mas a Record TV vem editando os episódios e nesta noite (8) exibe o de número 167 - para efeito de comparação, ao todo foram escritos 150.
Na tenda dos rapazes, Rúben encontra o irmão lavando o rosto em uma bacia. "Que história é essa de ir embora do acampamento?", quer saber o primogênito de Jacó e Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato). Atormentado pela venda de José como escravo e a mentira, Judá justifica: "Não consigo mais ficar aqui. Se vocês conseguem olhar nos olhos do pai todos os dias e todos os dias mentir pra ele, problema de vocês. Eu não vou fazer mais isso".
"Vocês fazem parecer tão fácil... E José? E José??? Por acaso vocês pararam pra pensar como ele deve tá agora? Ele foi vendido com escravo. Como escravo! E é tudo culpa minha!", prossegue o pastor. Ele então parece se dar conta do destino que entregou ao irmão, sem saber que ele se tornará governador no Egito e marido de Asenate (Letícia Almeida).
"José nunca vai ter uma vida digna... Isso se ele sobreviver. Você não sabe, Rúben... Você não tava lá, não viu... o rosto do José quando percebeu o que a gente tava fazendo com ele... como ele chamava o meu nome", prossegue Judá, escolhido pelo pai a ocupar a primogenitura.
Rúben até mostra arrependimento, mas reforça que não há como revelar a verdade, o que só será feito na reta final da trama bíblica. "O que a gente pode fazer? (Contar a verdade) E matar o velho de uma vez? Como você acha que ele vai reagir se souber de tudo? Se ele souber que a gente vendeu José, que ele tá vivo em algum lugar desse mundo? Por acaso você acha que ele vai nos perdoar? Acha que ele vai ter um momento de paz sabendo que ele não vai nunca poder encontrar o filho de novo?", aponta.
"Pensa bem, se você contar pra ele agora, vai ser pro seu próprio benefício e não o do pai", prossegue o filho mais velho. "O estrago já tá feito, Judá. Não tem como a gente consertar um erro. O que eu quero dizer é que não tem como a gente assumir o nosso erro sem cometer um outro maior e muito mais grave. Se a gente contar pro pai, vamos estar condenando ele à morte", alega Rúben.
Já Judá segue firme em sua decisão. "O único jeito mesmo é partir, porque eu não vou conseguir viver aqui com esse peso", afirma. "Para com isso, Judá. O que você acha que vai acontecer se for embora? O que você acha que vai encontrar longe daqui?", pergunta Rúben deixando o irmão sem resposta.