O último capítulo da novela "Gênesis" vai mostrar o final feliz de José (Juliano Laham) e Asenate (Letícia Almeida) além da morte subentendida de Jacó (Petronio Gontijo). A trama bíblica chega ao fim em 15 de novembro e dará lugar a reprises compactadas das duas temporadas de "Os Dez Mandamentos" (2015 e 2016) e de "A Terra Prometida" (2016). Para isso, Moisés (Guilherme Winter) será citado na última cena do folhetim épico.
As últimas sequências de "Gênesis" praticamente não terão diálogos e só Deus (Flávio Galvão) irá falar de como seriam formadas, anos depois, as 12 tribos de Israel (a partir de todos os filhos de Jacó a exceção de Diná (Giovanna Coimbra) e José e os dois herdeiros do governador do Egito). Na sacada de sua casa, Asenate estará chorando o que preocupa o marido.
"É que... eu me dei conta de algo agora. Você sempre disse como era seu sonho voltar pra sua terra... Você não pôde ir... então Deus trouxe sua terra até você...", fala a egípcia citando a mudança da família de José para as terras de Sheshi (Fernando Pavão).
O roteiro pede então que eles se abracem e que José dê um sorriso de satisfação concordando com a mulher. "O que você acha que acontece agora?", pergunta a filha de Pentephres (Nando Cunha), a essa altura mãe de dois filhos. "Acho que eu tenho uma ideia...", retruca o hebreu com olhar maroto. Eles de novo sorriem e se mostram satisfeitos.
É a partir daí que uma espécie de clipe irá ao ar sempre com falas do Criador. "Assim, habitou Israel no Egito, na terra de Gósen. Eles adquiriram propriedades, prosperaram e se tornaram um povo extremamente numeroso. E dos filhos de Jacó vieram doze tribos, que mais tarde formou a nação de Israel", fala Deus.
Enquanto isso o público verá José e Asenate felizes, os irmãos dele ao redor de uma mesa com muitos alimentos e depois acompanhados cada um de suas respectivas mulheres. E José e Benjamin (Marcos Bessa) se divertindo. "E José habitou no Egito, ele e a casa de seu pai, até os seus últimos dias", prossegue o Criador.
Na sequência, o governador ganha um carinho da mulher, que se reencontra com Abumani (Dudu de Oliveira) agora já casado e com filho. "Esse foi o Meu plano desde o início. Que o ser humano fosse plenamente feliz. Que as pessoas vivessem na terra uma extensão do que há no céu", prossegue Ele.
Finalmente o telespectador vai ver Asenate beijar o roso de José e colocar a cabeça no seu ombro enquanto Deus ainda é ouvido. "Não basta só dizer que crê em Mim. Quem crê, obedece. E obedece através da fé", afirma.
O capítulo final vai ainda reservar o destino de Lúcifer (Igor Rickli) e do casal Shareder (Paulo Verlings) e Herit (Yana Sardenberg).