Aruna (Thais Melchior) vai descobrir, na última semana da novela "A Terra Prometida", ser filha de Yana (Luciana Braga). Também nos últimos capítulos do folhetim, a hebreia fica sabendo que Quemuel (Raymundo de Souza) é o seu pai. Isso acontece quando o líder da tribo Efraim é atingido por um soldado cananeu e, gravemente ferido, abre o jogo com a filha, um pouco antes de morrer. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 6 na trama da Record TV, a ser substituída a partir do dia 14 por "O Rico e Lázaro".
Depois de escapar da morte ao ser flechada pelo meio-irmão, Tobias (Raphael Vianna), a mulher de Josué (Sidney Sampaio) consegue fugir de Jerusalém. Mas nas campinas de Canaã, esbarra com o vilão. O filho de Léia (Beth Goulart) não pensa duas vezes e tenta, mais uma vez, se livrar da mocinha, na trama bíblica de Renato Modesto. Só que eles são surpreendidos pelos soldados de Adonizedeque (Mário Frias) e acabam capturados.
Após se negar a matar o Monstro Hebreu, que acaba assassinado pelo monarca, por decisão do rei de Jerusalém, Aruna é amarrada enquanto Adonizedeque conduz o exército cananeu. O pai de Úrsula (Letícia Peroni) diz que a hora da mocinha está chegando, mas ela não deixa de crer em Deus. Em um momento, o rei coloca a espada no seu pescoço, mas Aruna escapa da morte graças ao marido e ao Soldado Mascarado, como antecipou o Purepeople. Na volta ao Gilgal, Yana finalmente revela para a hebreia ser a sua mãe, mas diz que não poderá seguir no acampamento.
Além de Tobias e Quemuel, quem também perde a vida na reta final da história é Abul (Joelson Medeiros). Após se aliar a Úrsula para matar Adonizedeque, o oficial tenta envenenar o monarca, mas o soberano é avisado por Pirã (o nome do ator não foi divulgado). O pai de Úrsula, então, trocas as taças e obriga Abul a beber a substância envenenada. Não demora para o oficial começar a passar mal e morrer, sem antes conseguir libertar Ula (Rafaela Mandelli) e Aruna. A ex-rainha de Ai foge com Lina (Naiumi Goldoni) e Mireu (Eduardo Magalhães) para o acampamento.
(Por Guilherme Guidorizzi)