Quemuel (Raymundo de Souza) abre o jogo no penúltimo capítulo da novela "A Terra Prometida". O líder da tribo Efraim revela para Aruna (Thais Melchior) que é o seu pai, em cenas que irão ao ar no dia 3 de março. A essa altura da trama bíblica, a mulher de Josué (Sidney Sampaio) já terá escapado da morte mais uma vez ao ser feita refém por Adonizedeque (Mário Frias).
Quando vê a felicidade de vários casais no Gilgal, Samara (Paloma Bernardi) tem um novo ataque de fúria e se surpreende ao ver um soldado de Jerusalém buscando vingança. A vilã novamente alega que pode entregar o líder hebreu e sua meia-irmã e leva o cananeu até sua tenda. Cheia de más intenções, a filha de Quemuel engana a mocinha ao dizer que quer lhe pedir desculpas.
Inocente, Aruna cai no plano da meia-irmã e é atacada pelo soldado. Mas o líder tribal chega nesse momento e impede que algo pior aconteça. O marido de Léia (Beth Goulart) enfrenta o oficial, mata o inimigo, mas acaba ferido. Ao perceber que a morte está próxima, Quemuel conta para Aruna que é o seu pai biológico e morre, em seguida, chocando a mulher, que grita. Samara, que presencia a cena, se desespera com a morte do pai e passa a dar sinais de loucura
Também na semana final da trama de Renato Modesto, quem também perde a vida é Tobias (Raphael Vianna). O filho de Léia e Quemuel perde a vida ao ser apunhalado por Adonizedeque, depois que Aruna se recusa a tirar sua vida. O Monstro Hebreu terá ido parar no palácio ao ser capturado com a meia-irmã quando tenta, pela segunda vez, matar a mulher de Josué.
E no último capítulo quem morre é Samara. A vilã é encontrada em caverna por Zaqueu (Ricky Tavares) após uma passagem de tempo de dez anos. Como antecipou o Purepeople, a megera tem tempo de pedir perdão por seus atos - esbofeteou Aruna, matou Abel (Edu Porto) e planejou a tentativa de assassinato de Yana (Luciana Braga), mãe da mocinha - antes de morrer.
Um pouco antes, Mara (Cristiana Oliveira) confessa ter raptado o bebê de Raabe (Miriam Freeland) e é flagrada por Josué, que ordena sua prisão. A mulher de Aiúde (Fábio Villa Verde) consegue fugir, porém acaba sendo feita refém por um grupo de mercadores de escravos.
(Por Guilherme Guidorizzi)