Muitas mulheres aderiram à transição capilar sem saber ao certo quanto esse período pode durar. A verdade é que o tempo de demora do processo da transição capilar depende muito de cada tipo de cabelo e pode levar alguns anos até que os fios fiquem completamente naturais. Porém, você pode adotar hábitos e investir em tratamentos que ajudam a fortalecer os cabelos, aceleram o crescimento e que ainda deixam essa fase mais tranquila. Quer saber quais são eles? Confira as dicas do Purepeople!
O crescimento do cabelo começa no couro cabeludo, então nada mais justo do que tratar essa região com carinho para ter fios mais fortes e saudáveis. Procure higienizar a raiz com produtos adequados para o seu tipo de fio, além de manter um intervalo adequado entre as lavagens para não acumular resíduos e nem sujeira na cabeça.
Massagear o couro cabeludo durante a lavagem com a ponta dos dedos também estimula a circulação sanguínea e acelera o crescimento.
Na transição capilar, os cabelos costumam ficar mais sensíveis e quebram com muita facilidade. Por isso, tenha uma rotina semanal de hidratação com máscaras e produtos mais potentes.
Outra dica legal é investir em um cronograma capilar, para hidratar, nutrir e restaurar os fios mais danificados pelo uso excessivo de química.
Nunca é demais reforçar que um cabelo bem tratado, pele conservada e unhas mais fortes começam com uma boa alimentação e com a ingestão de bastante água ao longo do dia.
É verdade! O consumo de frutas, verduras e legumes, com uma alimentação equilibrada, fazem toda diferença durante o processo de transição capilar e ajudam muito quando o assunto é crescimento dos fios.
Durante a transição capilar, é comum querer usar secador ou chapinha para finalizar os cabelos. O problema é que, com os fios já fragilizados pela química, o uso de ferramentas de calor pode piorar a situação.
A melhor opção é se manter longe desses aparelhos e investir na texturização, nos penteados ou nos acessórios. Eles podem ser ótimos aliados durante essa fase.
Embora o cabelo cresça do couro cabeludo, manter as pontas aparadas é essencial para manter a saúde e a boa aparência dos cabelos. Na transição, essa manutenção também ajuda a equilibrar as texturas, principalmente se você é apegada ao cabelo longo.
Mas se a ideia é encurtar a fase e exibir logo seus fios naturais, o corte de cabelo curto é a melhor pedida para acelerar o crescimento.