Uma boa alimentação faz toda a diferença na busca por um corpo mais saudável. Mas se engana quem pensa que é só comer uma saladinha que está tudo certo. Pelo contrário; é importante variar o cardápio, incluindo os nutrientes necessários para uma boa digestão e o correto funcionamento do organismo. Nessa lista, estão incluídos os alimentos termogênicos. Você sabe quais são eles? Quais são os benefícios? A nutricionista Erica Schattka traz mais detalhes!
Antes de abastecer a despensa, é importante saber que todos os alimentos são termogênicos. A diferença é que alguns são mais potentes do que outros, já que oferecem energia extra para que o corpo faça a digestão. "Os alimentos mais termogênicos consomem mais energia do nosso corpo para serem digeridos, por isso, quando comemos esses alimentos, o nosso corpo usa as reservas de energia, glicogênio e gordura, para digeri-los", explica a nutri.
O óleo de coco é muito versátil. Pode ser usado no cabelo, na rotina de skincare e, claro, como um termogênico na alimentação. "Os ácidos graxos presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo. Assim, você pode substituir a maioria de suas fontes de gordura pelo óleo de coco, se beneficiando do seu efeito térmico".
Você também pode se beneficiar dos temperos para acelerar o metabolismo e ter mais energia. "A pimenta possui uma substância chamada Capsaicina, que aumenta a produção de calor no organismo, e, consequentemente, a transpiração. Esse processo faz da pimenta um dos alimentos termogênicos que mais auxiliam na perda de peso". Outra opção é a canela, ótima para controlar o açúcar no sangue. Já o gengibre tem os mesmos componentes da pimenta. "Você pode consumir o gengibre em pedacinhos na sua água, fazendo uma água saborizada e termogênica", indica Erica.
O chá verde já é rico em benefícios, mas o seu extrato é ainda mais potente para quem precisa de um boost na rotina, já que tem cafeína e ajuda a queimar gordura. "Para obter os efeitos termogênicos do chá verde, tente tomar de 250 a 500 mg por dia (se for em cápsulas). Isso proporcionará os mesmos benefícios que beber de três a cinco xícaras de chá verde por dia", orienta a expert.
Por fim, alimentos como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico, também conhecidos como leguminosas, também atuam como termogênicos no organismo. Isso porque eles são constituídos por proteínas, com fibras e amido que são mais resistentes à digestão e fazem o corpo gastar mais energia de forma duradoura. Mas vale reforçar que é importante consultar um profissional que vai adequar esses alimentos de acordo com a sua necessidade, combinado?
(Por Marina Couto)