Tom Daley assumiu ser homossexual no começo de dezembro e agora vai usar sua influência como atleta dos saltos ornamentais para se manifestar contra as políticas anti-gays da Rússia. De acordo com a "BBC", ele anunciou que irá boicotar o torneio da FINA (Federação Internacional de Natação) em apoio aos atletas homossexuais que competem nas olimpíadas de inverno em Sochi.
Daley afirmou que não vai participar da competição, que vale pontos para o ranking mundial dos saltos ornamentais, em maio. Der acordo com a "BBC", toda a equipe esportiva de Tom apoiou a decisão do atleta, inclusive o seu namorado, o roteirista Dustin Lance Black. Ele é ativista da causa gay e um dos fundadores da organização American Foundation for Equal Rights, que luta por direitos iguais nos Estados Unidos.
O relacionamento dos dois veio à tona apenas três dias após Tom Daley se declarar bissexual através de um vídeo publicado no YouTube. Dustin é bastante conhecido em Hollywood. Ele ganhou um Oscar pelo roteiro do filme "Milk", em 2008, e ainda escreveu alguns episódios da série "Big Love", da HBO. O filme "Virginia", de 2010, também é de sua autoria. Tom e Dustin foram fotografados juntos em outubro, enquanto tomavam um café em Los Angeles.