Na última segunda-feira (05), a ginástica artística encerrou seu espetáculo nas Olimpíadas de Paris 2024 com uma final de solo histórica que coroou Rebeca Andrade a campeã olímpica, a frente de Simone Biles. Se por um lado o pódio 100% negro rendeu uma foto histórica com Simone Biles e Jordan Chiles, por outro causou muita confusão.
Na ocasião, Chiles foi a última a se apresentar e, primeiramente, ganhou a nota 13,666, o suficiente para a deixar na quinta colocação. No momento, a comemoração tomou conta de Rebeca Andrade , Simone Biles e Ana Barbosu, da Romênia, que estava em terceiro lugar.
Acontece que, em meio à comemoração da romena, ela foi surpreendida ao ver que a equipe dos Estados Unidos entrou com recurso e mudou a nota de Jordan Chiles para 13,766, validando um dos seus saltos de dança que havia sido rebaixado. Nesta hora, a festa de Barbosu acabou em lágrimas com ela fora do pódio.
Assim que a competição chegou ao fim, a Romênia prometeu lutar com todas suas forças por um lugar ao pódio, usando inclusive Nadia Comaneci, primeira ginasta a ganhar o 'perfeito 10', em 1976. Além de Ana Barbosu, Sabrina Voinea, outra romena, também lutava para anular um desconto neutro de 0,1 que tinha sofrido em seu solo por supostamente ter pisado fora do tablado - o que aparentemente não aconteceu.
Agora, 5 dias depois, o resultado das reclamações oficiais finalmente saiu e fez uma reviravolta no pódio dourado de Rebeca Andrade.
Neste sábado (10), o jornal Euronews informou que o CAS (Corte Arbitral do Esporte) finalmente tomou uma atitude perante as reclamações da Romênia na final do solo. Uma delas era de que os Estados Unidos teriam pedido o recurso para a nota de Jordan Chiles depois de ultrapassar o tempo permitido pela FIG (Federação Internacional de Ginástica).
A situação foi confirmada pelo CAS, que determinou a mudança no pódio. Desta forma, a nota de Jordan Chiles não foi aumentada e voltou para 13,666; enquanto isso, Ana Barbosu, que fez 13,700, voltou para o terceiro lugar, ganhando, agora, a medalha de bronze. No entanto, a decisão quanto o que será feito com o bronze de Chiles e como Barbosu receberá a medalha ficará sob responsabilidade da FIG.
O segundo recurso pedido pela Romênia, sobre a nota de Sabrina Voinea que teve penalização de 0,1 e foi comprovado que ela não pisou para fora do tablado, o CAS não aceitou a reversão da penalidade. Não foi revelado o motivo da decisão.
Ana Barbosu ainda não se pronunciou sobre o caso. Já Jordan Chiles, agora sem medalha, lamentou na web e disse que irá se afastar das redes sociais: "Estou aproveitando esse tempo e me retirando das redes sociais para minha saúde mental, obrigada".
Rebeca Andrade (ouro) e Simone Biles (prata) não terão alterações em seus lugares no pódio.