Considerada uma rainha nos Estados Unidos, Tina Turner infelizmente morreu aos 83 anos na última quarta-feira (23). A cantora já estava aposentada há alguns anos, mas os fãs não deixaram de lamentar esta triste notícia.
Por outro lado, a curiosidade sobre fatos da vida e carreira, como a fortuna de Tina Turner, vieram à tona, como, por exemplo, quantos filhos ela tinha? Com quem ela foi casada? Especialmente porque Tina se divorciou?
Pois bem, talvez a principal dúvida, você tire agora ou ao menos relembre... Tina Turner viveu nos anos 60 e 70 um relacionamento extremamente abusivo. Ela sofria com violência doméstica e revelou detalhes desse período da sua vida em uma autobiografia.
Mas, antes disso, é importante te situar. Tina nasceu em uma comunidade rural ao norte de Memphis em 1939, devido a separação dos pais, ela foi criada pela avó materna até a sua morte. Então lá para os anos 50, Ana Mae Bullock se mudou para St. Louis em Missouri para morar com sua mãe.
Foi lá que Tina conheceu o músico Ike Turner que tinha a sua popularidade naquele momento por conta da sua banda Kings of Rhythm. Quando Tina completou 17 anos ela foi recrutada por Ike, criou o seu nome artístico e segundo a mesma foi o momento em que o futuro marido percebeu que ela tinha potencial para virar uma estrela.
Antes de começar um relacionamento Ike revelou seus sonhos e até certos medos para Tina, ali ela criou um vínculo com ele que quase a destruiu.
"Ele me disse que quando era jovem, as pessoas o achavam pouco atraente. Isso realmente o machucou. Eu me senti mal por ele. Pensei: 'Nunca vou machucar você, Ike.' Eu quis dizer isso. Ele foi tão legal comigo na época, mas eu vi o outro lado dele", revelou Tina ao ser entrevistada por Oprah Winfrey certa vez.
Nos anos 60, a cantora passou a se chamar Tina Turner e com o marido eles formaram: Ike & Tina Turner Revue. Conforme a banda ganhava fama com verdadeiros hits de rock e soul, Ike mais violento ficava.
A própria artista contou em sua biografia lançada em 1986, 'Eu, Tina' que o marido lhe traía com várias mulheres, chegava a estuprá-la e ainda a obrigava a cantar independente do seu estado físico ou emocional.
"Ele sabia o que estava fazendo. Se você toca guitarra, nunca usa os punhos numa briga. Ele usava madeira para me bater na cabeça - sempre na cabeça", relatou a artista no livro Minha História de Amor, de 2018.
Nesta década dos anos 60 para os anos 70, Tina chegou a tentar suicídio porque não suportava mais viver com Ike que era viciado em cocaína. Ainda em sua biografia, Tina revelou que, certa vez, antes de subir ao palco Ike usou o seu nariz como saco de pancada e os golpes foram tão violentos que ela sentiu o sangue correr pela garganta quando o show começou e teve que cantar obrigada.
Protagonista de um momento curioso com Ayrton Senna, Tina conseguiu se separar oficialmente só em 1978 depois de uma longa batalha judicial. Ela ficou praticamente sem nada e teve que recomeçar do zero. Foi no começo dos anos 80 que a carreira solo de Tina deslanchou e sua vida foi mudada de novo.