Vem dos anos 80 uma das principais trends de acessórios da vez: a tiara acolchoada, ou Alice band. Foi Miuccia Prada a responsável pelo revival da peça, que apareceu no styling de seu desfile primavera/verão 2019 e, desde então, tem feito a cabeça de fashionistas e famosas. A headband "gordinha" é apenas mais um elemento de uma das décadas mais extravagantes da moda. A maquiagem bem marcada, a modelagem balonê e as mangas bufantes também tem sido vistas especialmente nas passarelas internacionais, como foi o caso do último desfile (cruise collection 2020) da Louis Vuitton. A headband, no entanto, é mais simples de usar e dá conta, sozinha, de deixar a mais básica das produções com um toque fashion a mais. Além do item, outros acessórios de cabelo também vão bombar neste inverno.
Fato é que a tiara acolchoada caiu nas graças das celebs. A peça já foi vista mais de uma vez arrematando os looks da princesa Kate Middleton e apareceu em dose dupla no Met Gala de 2019: a cantora Dua Lipa e a atriz Lily Collins apostaram no acessório para arrematar seus cabelões volumosos em estilo anos 60 (essa trend, por sua vez, promete ainda dar muito pano para a manga....). Por aqui a musa fashion Sabrina Sato se aventurou na peça, com aplicações de cristais, para arrematar um look em preto total com styling assinado pelo diretor criativo da Vogue, Pedro Salles.
Em suas versões lisa, bordada ou com cristais aplicados, a peça tem o poder, por ela mesma, de chamar a atenção em uma produção. Mesmo as versões lisas e em tons discretos fazem um volume no visual. Por isso, o segredo da elegância na hora de investir no acessório é ousar menos no restante do look. Contenha a extravagância na hora de montar a produção e mantenha tudo mais calmo: as peças de roupa sem muitos detalhes, a maquiagem um pouco mais leve e os cabelos contidos, como mostra o ícone fashion Kate Middleton. Quem é mais ligado na extravagância pode, no entanto, jogar todas essas "regras" por água abaixo e se jogar no combo make poderosa + look exuberante + cabelo cheio de volume, como fizeram as jovens Dua Lipa e Lilly Collins no baite de gala do Metropolitan. Na ocasião, no entanto, o tema era justamente ser over. é tudo uma questão de gosto.
(por Deborah Couto)