Depois de várias (várias mesmo!) temporadas do reinado da chamada "make nada" -- aquela maquiagem que fazemos para que pareça que saímos de casa com a cara lavada -- finalmente as tendências de maquiagem trazem um pouco mais de emoção. Esse anúncio vem lá dos desfiles da Alta-Costura no ano passado, especialmente o da Chanel outono/inverno 2019, que trouxe os anos 80 para o styling, maquiagem e beleza, anunciando que a década estava quente no ambiente fashion. A coleção cruise (meia-estação) 2020 da Louis Vuitton vem reforçando totalmente o conceito, e traz uma maquiagem cheia de emoção: olhos, bocas e bochechas bem marcadas. As coleções cruise de quase todas as grifes, aliás, trazem make bem presente.
A Prada, que desfilou sua coleção resort 2020 em Nova York, apostou num visual que tem referências dos anos 90 e uma maquiagem muito simples, mas ainda assim presente. O look, assinado pela top makeup artist Pat McGrath, traz uma make (quase) nada marcada por fortes pontos de cor nas pálpebras. Os tons de neon dominaram a maquiagem, fazendo com que o visual pareça sem esforço, mas cheio de informação de moda. Os olhos coloridos da vez são feitos com apenas um tom predominante, aplicado de forma difusa, com um esfumado bem feito. O delineado é outra trend do momento. O visual mais gráfico cria desde uma maquiagem mais sutil, com apenas um ponto de cor, até olhos poderosos que se destacam em todo o visual.
Uma das novidades da temporada, o blush bem marcado não aparecia há anos na moda. Até então, o visual mais desejado era do "bronzeado natural", aquele visual de quem apenas tomou um solzinho, quase imperceptível. Já a nova forma de aplicar esse item de make é bem pronunciada e feita para ser notada. O blush marcado, que tem um estilo inspirado lá nos anos 80, deve ser aplicado menos nas bochechas e mais nas têmporas e pode subir até a altura dos olhos, por vezes "emendando" com a sombra. Outra forma de aplicar o blush que está em alta é o chamado "blush cartão" que tem sua aplicação mais geométrica, fazendo de fato um risco na face. O estilo pode ser visto no desfile da Louis Vuitton cruise collection 2020. Uma das vantagens desta forma de aplicar o blush -- muito mais "festiva" que o estilo natural -- é que essa maquiagem deixa pronunciado o maxilar e fazendo com o rosto pareça mais afilado. O estilo é ousado e feito para quem não tem medo de chamar a atenção.
(por Deborah Couto)