A quinta temporada de "The Crown" vem dando o que falar e não está agradando as pessoas próximas aos membros da família real. Após uma amiga da rainha Elizabeth II se pronunciar contra a série e dizer que os fatos narrados são fantasiosos, foi a vez do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair fala sobre a série.
Tony Blair, ministro do Reino Unido no ano em que a princesa Diana morreu, disse que "The Crown" estava tentando passar a impressão de que os eventos da série seriam verdade. Por isso, através do seu porta-voz, Tony disse que várias cenas são "um lixo completo e absoluto".
Mesmo a série acertando sobre a dieta do Rei Charles III, Tony fez questão de escrever uma longa carta publicada pelo jornal Telegraph. No documento, ele desabafa sobre a ordem dos acontecimentos e cita a morte da rainha Elizabeth II. "Será profundamente doloroso para uma família que ainda está de luto pela mesma pessoa em cuja vida todo esse drama foi forjado", disse o político britânico.
"A Netflix pode muito bem considerar que qualquer publicidade é boa publicidade. Mas garanto-lhes que não, ainda mais quando desrespeita a memória de quem já não vive, ou põe palavras na boca de quem ainda vive, mas que se encontra numa posição em que não pode se defender", continuou.
Diante das polêmicas que não foram retratadas pela Netflix, Tony esclarece que acha necessário um aviso no início da série para o público. "A ficção não deve ser desfilada como fato. A Netflix continua se recusando a divulgar um aviso no topo dos créditos de abertura, acreditando que 'todo mundo sabe que esta é uma série de ficção'. Mas isso simplesmente não é justificativa suficiente".
Segundo Tony, sem o aviso da Netflix o público "ainda poderia ser influenciado por um roteiro danoso e ficcional, que reivindica 'autoridade' ao intercalar ficção com fatos históricos" sobre a família real.
"O entretenimento é uma grande e gloriosa indústria que traz enorme prazer para muitos milhões. A Netflix não deve rebaixar isso com retratos que são prejudiciais e falsos", concluiu Blair.