Antes de morrer, vítima de uma queda em sua casa, nos Estados Unidos, Gugu Liberato fez um testamento e contemplou a mãe, Maria do Céu, de 90 anos, com uma pensão vitalícia de R$ 100 mil. Além disso, segundo a colunista a Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o apresentador da Record deixou à matriarca da família o direito ao usufruto da mansão em que ele vivia em Alphaville, em São Paulo. Ainda de acordo com a publicação, em seu testamento Gugu especifica que o valor dado à mãe deve ser pago mensalmente "por todos os herdeiros consignados [no testamento]", que são os filhos do artista, João Augusto, Sofia e Marina. O apresentador também deixou registrado que a pensão de Maria do Céu, consolada por familiares na missa de sétimo dia do filho, deve ser "reajustada anualmente pelo maior índice vigente".
Os três filhos de Gugu Liberato foram contemplados, por decisão do apresentador, com 90% de seus bens. O restante será dividido entre os cinco sobrinhos do artista. Mas ao contrário de Maria do Céu, para quem foi deixada uma pensão, Rose Miriam Di Matteo, companheira do apresentador, foi citada no testamento apenas como representante legal das gêmeas Sofia e Marina, de 15 anos. Por isso a médica entrou com uma ação na Justiça para ser reconhecida como herdeira. "Está parecendo que é uma briga. Mas não é. Eu tenho todo o direito de me colocar no meu lugar - infelizmente, na condição de viúva. A própria família dele estava cansada de nos ver juntos, há 19 anos. Eu chamava ele de anjo. Nunca tive outro homem a não ser ele. Há pessoas que não querem aceitar a minha união estável com Gugu. Nós sempre fomos uma família. Marido e mulher, mãe e pai de três filhos", declarou em entrevista recente.
Ao tomarem conhecimento da ação movida por Rose Miriam para ter direito a metade da herança deixada por Gugu Liberato, a mãe do artista, Maria do Céu, e os irmãos Amandio e Aparecida Liberato se mostraram surpresos e nada favoráveis. "A entrevista pegou a todos de surpresa, visto que hoje (20/12) completa apenas um mês desde o acidente sofrido por Gugu Liberato em sua casa em Orlando, na Flórida. Nenhum familiar de Gugu sabia que Rose Miriam estava no Brasil. Para todos, ela estava em casa, ao lado dos filhos, oferecendo todo apoio necessário", afirmaram.
Ainda no comunicado enviado à imprensa, os familiares de Gugu, que também deixou um seguro de vida milionário aos três filhos, lembraram uma entrevista dada por Rose para lamentarem ainda mais as atitudes da médica. "O que causa extremo espanto é o fato dos três filhos terem ficado nos EUA sem a mãe ou qualquer parente, principalmente num momento como este quando, segundo a própria Rose Miriam declarou 'as crianças estão muito abaladas'. Ainda mais sério e triste é o fato dos filhos de Gugu também desconhecerem o paradeiro da mãe. Rose Miriam saiu de casa na segunda-feira (16/12) sem comunicar a ninguém sobre sua viagem, deixando apenas uma mensagem de WhatsApp, informando a um funcionário que iria para um retiro e retornaria na quarta-feira (18/12). Até a presente data ela não voltou para casa", dizia a declaração.