Na novela "Terra e Paixão ", Agatha (Eliane Giardini ) tem um passado muito obscuro. Desde que voltou para Nova Primavera, a primeira esposa de Antônio (Tony Ramos ) mente e tem mostrado seu outro lado. A morta-viva esconde um crime e também um terceiro filho.
Após revelar para o fazendeiro que foi presa por suspeita de ter matado o médico Evandro (Rafael Cardoso ), com quem fugiu no passado, o público também vai descobrir que a morta-viva teve um filho com ele. Quem ficará sabendo dessa informação será Irene (Gloria Pires).
Tudo vai acontecer após Silvério (Samir Murad), que receberá ordens de Antônio para depositar uma boa quantia na conta da morta-viva, começar a desconfiar dela. Então, o advogado se unirá a mãe de Petra (Debora Ozório ) e investigará o passado da mãe de Caio (Cauã Reymond ) e Jonatas (Paulo Lessa ), que descobriram recentemente que são irmãos.
"Ela foi condenada por ter matado o homem com quem tinha se casado. O tal Evandro, o médico que fez o parto do Caio", explicará Silvério. "Como foi que ele morreu?", questionará Irene.
"Caiu do alto de um prédio. Parece que tiveram uma briga no apartamento em que ele morava. À época, já estavam separados. Ela passava por dificuldades financeiras. Agatha foi até o apartamento dele, eles brigaram. E ela o jogou de lá de cima", detalhará o advogado.
Em seguida, Irene ficará chocada com o passado da morta-viva. "Ah, parece também que a Agatha teve um filho com esse médico. Só que, quando o rapaz era mais novinho, foi morar na Europa", contará o advogado.
Irene não perderá tempo e contará tudo ao fazendeiro, que confrontará Agatha. Ela confessará sobre a existência de outro filho. "Mas até isso a família do Evandro tirou de mim. Mandaram o menino ainda criança para estudar na Europa", dirá ela. "E você tem contato com ele?", questionará o fazendeiro. "Não. Nunca mais falei com ele. O rapaz não quer saber de mim, me odeia, porque acredita que sou a culpada pela morte do pai", afirmará ela.