Na novela "Terra e Paixão ", muitos mistérios envolvem o retorno de Agatha (Eliane Giardini ), que serão descobertos os verdadeiros motivos ao longo da trama. Um deles a morta-viva vai revelar para Antônio (Tony Ramos ). Ela confessará que foi presa após ser acusada de matar amante.
Em um dos flashbacks, Agatha contou que deixaria o filho para trás para ir viver com o médico Evandro (Rafael Cardoso ) em outro lugar. Sem olhar para trás, ela abandonou os filhos e saiu de Nova Primavera. O amante era de uma família muito rica no Rio de Janeiro, e os dois ficaram juntos por quase dez anos. No entanto, nem tudo foram flores. Com o tempo, o "médico se transformou".
"Foi aí que percebi que eu não o amava, que o que a gente teve... tinha sido apenas uma atração física. O plano inicial era que, anos depois, eu me revelasse a você, que voltasse pra buscar o Caio. (...) O Evandro nunca permitiu que eu voltasse pra buscar o meu filho. Então, eu quis me separar. Só que ele não admitia a separação. Eu cheguei a fugir...", dirá ela, que voltou para Nova Primavera para acertas as contas do passado.
Então, Antônio questiona o motivo de a ex-mulher não ter voltado para Nova Primavera após fuga do médico e ficará chocado com a resposta. "Eu não tinha dinheiro, não tinha recursos... E eu ainda temia pela minha vida se te encontrasse. Fugida, eu vivi nas ruas, sem nada, na miséria... O Evandro se negava a me ajudar, e a família o apoiava. Até que nós brigamos... E quando ele apareceu morto, conseguiram forjar provas que me incriminaram", contará a morta-viva.
Agatha diz que sabe quem matou o médico foi o irmão. "Eles tinham ódio um do outro. O irmão queria ficar com toda a fortuna pra ele. No fim, eu, que tanto quis a liberdade, acabei na cadeia por mais de 20 anos. Como a família do Evandro era muito rica, conseguiu fazer com que eu ficasse ainda mais tempo na prisão", confessará ela, que não conseguiu convencer Jonatas (Paulo Lessa ) a ouvi-la.