Tatá Werneck está colhendo o sucesso pelo seu desempenho na pele de Valdirene, de "Amor à Vida". Mesmo fazendo teatro desde os 9 anos e com carreira firmada no cenário de humor pelas aparições na MTV, foi agora, por causa da novela, que a profissional decolou no mercado.
Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal "Folha de São Paulo", publicada neste domingo (26), Tatá se nega a dizer que está rica - já que passes como o dela, uma das personagens de destaque na novela, chegam a custar para o mercado publicitário R$ 400 mil. Ela afirma apenas não fazer corpo mole na hora de trabalhar.
O hábito de trabalhar freneticamente vem da família. Ela lembra que seus pais não tinham folga em casa, nem no domingo: "Lá não tinha folga e hoje também não tenho. Tô na idade, preciso mesmo produzir", declara.
A atriz segue mesmo na mesma linha puxada de trabalho. Ela já soma em menos de um ano, 17 capas de revistas e já assinou 32 contratos de comerciais, incluindo o da cerveja Pilsen, com um filme que acaba de ser lançado em rede nacional.
"Minha vida é isso, não para. Claro que tô cansada. Desde maio, tô num ritmo de muito trabalho, mas se ficar mais de dois dias sem fazer nada já fico meio desesperada", conta.
E isso não é tudo. Tatá confirma que outras propostas vieram e que está analisando uma por uma antes de somar mais um trabalho na agenda corrida: "Nego um monte de coisas", diz ela que também contou que se acostumou com a vida frenética de compromissos profissionais.
Inclusive, Tatá conta que até poderia aparecer em uma próxima novela da Globo, mas escolheu descansar por uns tempos."Não emendei uma novela na outra. Tive a possibilidade, mas não quis."
Isso não significa que ela ficará longe da TV, pelo contrário. A atriz está escalada para fazer o programa no Multishow, o "Tudo pela Audiência", que deve começar a ser exibido em abril deste ano, e ainda tem três filmes engatados para 2014.
O encontro 'indigesto' com atores
Mas como nem tudo são flores, o sucesso também trouxe suas agruras. A atriz conta que não foi tão bem recebida assim entre os colegas, e sentiu que foi esnobada algumas vezes.
"Nosso meio tem mais disso porque a gente está sempre exposto, vulnerável a todo tipo de energia e opinião. Às vezes, ainda sinto. Acham que acabei de aparecer. Não sabem que faço teatro desde os nove anos", diz.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, a chegada da humorista à Globo, que já fazia sucesso na MTV, não foi por meio de convite e muito menos uma porta aberta e fácil de entrar. A atriz conta que para chegar até a emissora teve ajuda de Mallu Mader e a sobrinha da atriz que acabou arrumando um teste para Tatá. "Malu foi fofa. Tão generosa. E nem me conhecia".
Queridinha da Publicidade
Com o sucesso da novela, a carteira de Tatá anda recheada. Ela acabou de comprar uma casa no Itanhagá, bairro bucólico da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e tem aproveitado a exposição na novela das 21h para ganhar dinheiro.
"Quando comecei a ganhar grana, achei que tava negando a minha arte, me vendendo, porque eu fazia teatro. Depois, vi que não. Graças a Deus, somos feitos para aproveitar tudo", comemora a atriz que lembrou da época em que vendia cosméticos de porta em porta complementar renda enquanto a carreira de atriz de teatro não rendia. "Quando fiz 18 anos, meus pais disseram que não iam me dar mais um centavo. Achei ótimo. Isso me fez correr atrás", diz a atriz que também recordou da época em que vendia cosméticos de porta em porta para complementar renda.
Planos pessoais
Agora, no fim da novela que garantiu dígitos gordos em sua conta bancária, ela planeja se casar com Felipe Gutnik, com quem namora há 8 anos e com quem decidiu, finalmente, morar em fevereiro no Rio. Mas diz que só vai ser mãe daqui há três anos. "Lá pelos 34 (anos) vou poder parar por uns dois anos para ter dois bebês, um seguido do outro." O casamento, "graças a Deus", sai mais rápido", diz a atriz que renovou o contrato com a Globo por três anos.