Susana Vieira foi ao Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, se despedir de José Wilker no velório que aconteceu na noite deste sábado (5). No local, ela cumprimentou a família do ator e também a atriz Vera Holtz, que estava bastante emocionada. Susana relembrou a amizade com Wilker, que morreu na madrugada desta sábado, após sofrer um infarto fulminante.
"Ele foi meu melhor 'marido', meu melhor companheiro. Trabalhei com ele muitas vezes e foram 42 anos de casamento. Eu sou a grande 'viúva'", disse Susana Vieira em conversa com a imprensa.
"Ele era tão delicado, não merecia ficar doente. A gente tinha uma relação de anos. Ele nunca esqueceu do meu aniversário. José era parecido com o Giovanni Improtta (personagem interpretado por Wilker em 'Senhora do Destino', da qual Susana era protagonista). 'Se precisar era só chamar'. Isso era o que o personagem e ele mesmo diziam. Fica aí bem bonitinho, onde estiver, tomando conta da gente", contou a atriz.
Susana Vieira e José Wilker trabalharam juntos em várias novelas, entre elas "Duas Caras", "Anjo Mau" e "A Próxima Vítima". Em "Amor à Vida", último trabalho do veterano, os personagens Pilar e Herbert eram amigos de longa data.
Quem também trabalhou com José Wilker recentemente foi Carolina Kasting, que fez par romântico com o ator em boa parte de "Amor à Vida". "Essa é uma entrevista que jamais gostaria de dar. Eu o conheci recentemente, mas o admirava desde o início da minha carreira. Era uma pessoa generosa, ímpar", afirmou.
Tony Ramos falou sobre os anos de amizade com José Wilker. "Éramos muito companheiros. Não se explica dor. Dor é dor. É para toda a vida. Recebemos essa notícia logo pela manhã. Ele era uma pessoa sofisticada, sempre preocupado com a gente brasileira e com a cultura brasileira. Era muito inteligente, até mesmo na ironia".
Marcelo Serrado chegou ao velório e contou que havia conversado com o veterano na sexta-feira (4). "Foi uma perda muito grande para a classe, um momento de muita dor. Ontem às 13 horas, eu falei com o José Wilker. Para mim, agora é muito estranho falar com uma pessoa às 13 horas de ontem e ela não estar aqui hoje", afirma Marcelo. "Perde um grande amigo. Falei com ele ontem sobre um projeto nosso e fiquei muito próximo dele neste final de vida. É muito bonito isso que está acontecendo no teatro agora. Minhas lágrimas já se foram todas. Ele me ensinou a não levar tão a sério a profissão e brincar".
O diretor Dennis Carvalho e a atriz Renata Sorrah disseram que não acreditaram na notícia da morte de Wilker. "Achei que era fofoca, que era mentira. Ainda bem que ele morreu dormindo. E ele deve estar lá em cima brincando muito. A gente costumava brincar muito, sacanear todo mundo", lembrou ele. "A gente não acredita no que aconteceu. Ele sempre foi cheio de energia e saúde", disse Renata.
"Houve uma perda da pessoa, mas um ganho muito grande da humanidade pela obra dele", afirmouJosé Mayer em conversa com a imprensa. Ary Fontoura falou sobre o simbolismo do local do velório. "Era uma pessoa muito generosa. O velório sendo no teatro, estamos voltando exatamente para onde ele começou".
Malu Mader também prestou sua homenagem ao ator ao falar com a imprensa. "Ele é uma pessoa querida, uma pessoa maravilhosa. Vai ficar muito forte na nossa memória e que viviam intensamente e que vai lembrar sempre com carinho", falou a atriz.
Muitos famosos compareceram ao velório de Wilker na noite deste sábado (5). As atrizes Giulia Gam, Letícia Sabatella, Natália do Vale, Marieta Severo, Betty Gofman, Camila Morgado e Andréa Beltrão; os atores Paulo Betti e Eriberto Leão; o diretor Wolf Maya e o autor Gilberto Braga, entre outros. Já na manhã deste domingo (6), Gloria Pires e o marido, Orlando Morais, Genézio de Barros, Betty Faria, Milton Gonçalves, Paula Braun e Felipe Camargo foram se despedir do ator.
O velório de José Wilker termina neste domingo (6), às 15h. Depois, o corpo seguirá para o Memorial do Carmo, no Cajú, onde será cremado no final da tarde em cerimônia reservada para os amigos e familiares.