Susana Viera e Christiane Torloni vão, literalmente, brilhar no carnaval 2014. Para fazer bonito na Marquês de Sapucaí, as atrizes desfilarão com fantasias que custam em torno de R$60 a 80 mil reais, com direito a muitos cristais, penas e até luzes artificiais. "Tem que se ter muito capricho, pois elas são estrelas", elogia a estilista Michelly X, que há três anos confecciona o figurino das atrizes para os desfiles da Acadêmicos da Grande Rio.
Christiane Torloni , que faz sua estreia como a rainha de bateria da escola de Caxias, na baixada fluminense do Rio de janeiro, usará um macacão com corselete bordado com mais de 20 mil cristais Swarovski. "Ela é ecologicamente correta e não podemos usar uma pena de animal sequer", explica Michelly. A estilista ainda estuda a possibilidade de usar fibra ótica ou algum tipo de luz na fantasia. "Queríamos fazê-la brilhar, mas esse tipo de coisa pesa, pode ter que usar pilha... Preferimos garantir que ela possa sambar à vontade. Com os cristais, ela vai poder brilhar sem o risco de ficar 'engessada'", avalia Michelly. Christiane virá a frente dos ritmistas, que representarão bichos. "Ela será a fera entre eles e fantasia dela será bem colorida", conta.
Já a dúvida quanto a fantasia de Susana Vieira é outra: ela não sabe se usa um macacão ou um maiô body. "Susana deixou em minhas mãos e estou muito tentada em deixar as pernas dela, que são maravilhosas, de fora. No ano passado, ela já desfilou de macacão", adianta Michelly. Na fantasia da atriz , no entanto, a estilista abusará das penas de faisão. Em 2014, a Grande Rio defenderá o tema "Verdes olhos sobre o mar, no caminho: Maricá", que fala sobre as belezas do município situado no Rio de Janeiro. Durante o desfile, a cantora Maysa - que considerava o local um refúgio - será homenageada. "Por conta disso, Susana vem na ala da música", explica Michelly.
Após conhecer Susana, Michelly se tornou sua amiga pessoal. As duas se conheceram durante um concurso de Miss Gay, do qual foram juradas. A estilista é transexual e, inclusive, foi eleita a Miss Gay Brasil em 2000. E na época em que participava de concursos fazia os próprios vestidos e, assim, acabou chamando a atenção dos famosos. "Susana divulga muito o meu trabalho e sou muito agradecida por isso. Ela me levou para o carnaval e também para a TV", diz Michelly, revelando que com o incentivo da atriz conseguiu um trabalho de figurinista de "Lado a Lado", que ganhou o prêmio Emmy de melhor novela . Atualmente, Michelly contribui para que Susana apareça impecável em "Amor à Vida". "Fiz um corselete com barbatanas de metal para Pilar. Susana costuma dizer que se sente 'toda amarrada', mas que quer ficar com a cintura fininha. A peça a ajuda a ficar com o corpo ainda mais bonito em cena."
Michelly agora se prepara para criar a fantasia deDavid Guetta e sua mulher Cathy, que desfilam pela primeira vez na Grande Rio. "Está previsto para ele vir em um tripé. Vai ser bafo!"
(Por Renata Mendonça)