Sincera e sempre com ótima autoestima, Susana Vieira não se deixa abalar pelas críticas. Aos 74 anos, a atriz conversou com o Purepeople e afirmou não dar ouvidos às pessoas que julgam seu jeito de ser. "Eu faço sucesso nas bancas e isso não me atinge mais. Independe do que falam de mim. Já falaram tudo, só faltou falarem que eu matei alguém. Mas realmente: bonita, gostosa, o que vão falar de mim? Que uso mini-saia apesar de ser uma senhora?", diz, em tom bem-humorado e levantando o vestido para mostrar as pernas.
Com mais de 50 anos de carreira, a artista prestes a estrelar a vilã Cora na supersérie "Os Dias Eram Assim" é consagrada por suas atuações e, feliz, aceita o rótulo de ser uma das melhores profissionais da teledramaturgia brasileira. "Não me incomoda. Se eu fosse a pior não tinha chegado até aqui. Eu acho que a melhor atriz da minha geração é Marília Pêra. Sou louca por ela, a considero sempre a melhor de todas nós. Mas se eu estou nesse grupo é porque fiz por merecer. Trabalhei sem parar, nunca recusei nada. Fiz teatro, comercial, patins no gelo com 60 anos de idade. O Faustão fala: 'Vamos patinar no gelo?' Eu falo: 'Sim'. Aceito coisas que nem imagino", brinca Susana, conhecida por suas pérolas ao vivo na TV. "Se eu disser que não aceito elogio de ser a melhor atriz vai ser mentira. Eu não suporto hipocrisia, mentira, falsa moral e falsa modéstia. Isso não existe na nossa carreira. A gente é vaidoso e egocêntrico."
Sem vergonha de exibir o corpo, tanto de biquíni como no Carnaval carioca, Susana afirma que a boa forma é fruto de seu estilo de vida, apesar de a rotina de trabalho exigir muito de seu tempo - ela trabalha cinco dias por semana, três deles em São Paulo. "É a minha vontade de viver e de ficar bonita. Vou ficar feia, velha e gorda na TV Globo? Não vou! Faço ginástica, como qualquer atriz da minha idade faz. As de 20 anos fazem musculação, fazem plástica, 'tacam' peito postiço. Eu não faço nada disso", diz. "Estou conservada como ninguém. Tem as profissionais que, no dia depois do Carnaval, já vão para a academia, tomam bomba e pensam só nisso. Eu não sou uma profissional de Carnaval, sou convidada de honra. Então, sendo gorda ou magra, velha ou moça, desfilo na frente da escola. Não tenho culpa. Fui convidada três vezes, sem pedir. Fico superfeliz e orgulhosa", conta ela, destaque da Acadêmicos do Grande Rio na folia de 2017.
(Por Carol Borges)