Susan Boyle, um dos grandes destaques do reality show musical "Britain's Got Talent" de 2009, revelou que tem síndrome de Asperger, transtorno do espectro do autismo. A cantora foi diagnosticada há um ano, mas manteve segredo sobre a doença.
Em conversa com o jornal britânico "The Observer", ela contou que descobriu a doença logo após visitar um especialista e se disse aliviada, já que quando criança rebeceu o diagnóstico errado. "Eu fui diagnosticada erroneamente quando criança (...) Me disseram que eu tive um dano cerebral. Agora eu tenho uma ideia clara do que há de errado e me sinto aliviada e um pouco mais relaxada sobre mim mesma", desabafou durante entrevista ao jornal no último domingo (8).
O diagnóstico foi concluído após uma sequência de exames, todos feitos no mesmo dia da consulta. Além da síndrome de Asperger, os testes também identificaram que Susan Boyle tem QI alto. O seu coeficiente intelectual, medida capaz de avaliar o nível de inteligência, é acima da média.
Depois do diagnóstico, Susan, que já foi acusada várias vezes de perder a linha, espera ser melhor compreendida: "Eu acho que as pessoas vão me tratar melhor pois eles vão entender quem eu sou e porque eu faço as coisas que faço."
Ela se tornou um sucesso ao cantar o clássico "I Dreamed a Dream" (do musical Les Miserables) na audição do "Britain's Got Talent". A escocesa chegou em segundo lugar na competição, mas logo assinou com a gravadora Sony Music e lançou seu primeiro álbum em setembro de 2009. Em um mês de lançamento, o disco vendeu 10 milhões de cópias. Em agosto deste ano, ela aparece em 14º lugar dos discos mais vendidos da década. Susan Boyle também irá para o cinema. A atriz Meryl Streep foi cotada para o papel da cantora em um filme que contará a sua trajetória.