Este mês a Renault promove na CASACOR São Paulo uma série de workshops para falar sobre beleza, no sentido amplo da palavra, os Beauty Talks. A palestra do dia 5 foi focada em moda e ministrada pela stylist e diretora criativa Yasmine Sterea, que assinou por nove anos o estilo de editoriais e capas da revista Vogue, além de poderosas campanhas publicitárias. Para a stylist, que já trabalhou com nomes como Anitta, a quem vestiu para sua primeira premiação internacional, e Marina Ruy Barbosa, a moda permite às pessoas serem o que quiserem.
Durante o evento, Yasmine falou do que acredita ser beleza em todos os aspectos. Para ela, a maneira de se expressar tem a ver com desafiar regras e intuição. Por isso, padrões de beleza mudam ao longo do tempo. "O design, seja ele de moda ou de qualquer produto, é disruptivo, apesar das regras. Os estilistas, por exemplo, colocam tudo deles ali, então o design ganha um aspecto muito intuitivo", aponta.
Yasmine assina o figurino de todos os clipes de Anitta para o projeto CheckMate, que inclui vídeos como "Vai Malandra", recorde no Spotify, e "Is That For Me",cheio de looks coloridos e com referências brasileiras. Segundo ela, a cantora encarnou sua visão de moda. "Anitta quis ser um personagem diferente a cada clipe. Todos revelam algum traço de sua personalidade", diz. De fato, a série CheckMate representou uma mudança radical no estilo da funkeira, que ingressou de vez no universo fashion e não teve medo de desafiar padrões de beleza, além de revelar, através das personagens, sua própria identidade.
Yasmine conta que mudou a sua visão sobre o conceito de beleza com o tempo e que esse processo é contínuo. "Eu me achava careta. Depois me tornei editora de moda muito cedo e encarnei o estilo 'fashion' das editoras, era fotografada por gente de street style... Atualmente, quando olho minhas fotos, tenho um pouco de vergonha da extravagância dos looks. Eu me sinto muito bem com o visual que adotei hoje, de 'working woman', com um simples terno", conta. Segundo a stylist, depois de transitar por vários estilos, ela conclui que a forma de se vestir deve refletir a personalidade de quem usa a roupa e suas mudanças ao longo da vida. "As pessoas têm muito medo de revelar quem são através do que vestem. Estão constantemente tentando se enquadrar em algum padrão que esperam dela e que não necessariamente corresponde ao que são de verdade", acredita. "E moda é exatamente transmitir uma mensagem através da imagem. É identidade", completa.
Se libertar dos padrões e opiniões alheias para revelar a própria personalidade, no entanto, não é uma tarefa fácil. Para ela, esse é um trabalho de autoconhecimento, de descobrir a própria essência para transmiti-la da melhor maneira possível. E para isso é necessário também conhecer o lado ruim, o incômodo. "A pessoa só tem como se conhecer experimentando. É preciso, às vezes, vestir uma coisa que é diferente do usual, ou sair de casa com algo para perceber que incomoda. É sabendo do que gosta e do que não gosta no dia a dia que a pessoa vai se conhecendo".
O Beauty Talks promove o Captur, modelo da Renault do qual Marina Ruy Barbosa é garota-propaganda, encarnando, no vídeo, uma sereia. Com o slogan "A beleza capturou você", a campanha faz uma analogia entre a beleza da atriz e a do carro. Para Mariana Fortti, coordenadora de marca da Renault, a atriz chama atenção com a naturalidade da sua beleza. "Marina tem uma beleza natural e um jeito autêntico de ser, que é exatamente o que o design do Captur traz." A stylist Yasmine Sterea completa: "Ela tem uma personalidade forte, mas ao mesmo tempo sabe se despir de si mesma, já que é atriz. Ela encarna muito bem outros estilos". O Purepeople esteve no espaço Renault Beauty Garage para o Beauty Talks, na CASACOR São Paulo, a convite da Renault.