Todo mundo ama uma make iluminada! O glow, defendido por 10 entre 10 maquiadores, fica bonito tanto na maquiagem natural quanto numa make mais elaborada, para festa. Rihanna é uma das entusiastas do produto, que é carro-chefe da sua linha de maquiagem, Fenty Beauty, e costuma mostrar constantemente como o item fica mais maravilhoso ainda nas peles negras. Kylie Jenner e Kim Kardashian também amam e deixam claro que o brilho é parte fundamental da rotina de contorno. A verdade, no entanto, é que grande parte das mulheres ainda tem dúvidas sobre como usar e quais os produtos são melhores para cada tipo e tom de pele e são elas que a gente vai resolver.
Depois que o contorno bombou entre as tendências de make, difundido especialmente pelo clã Kardashian-Jenner, foi a vez do strobing. O nome em inglês (que remete à luz estroboscópica da boate) se refere à técnica de aplicar o iluminador em pontos estratégicos do rosto que necessitam ser realçados, criando um efeito de ilusão de ótica. De acordo o maquiador da Clinique, Wilians Santos, a técnica veio para ficar. "O que está em alta hoje é a maquiagem com efeito natural, tons de sombra terrosos, pele bem iluminada radiante e contornada" diz Wilians, que reforça que os melhores produtos para se conseguir esse efeito são os de bastão. "Ele não craquela e promove um iluminado natural".
Na hora de incorporar o iluminador no dia a dia, o tipo de pele faz diferença no efeito que o produto vai produzir. "Caso tenha a pele mais seca, é melhor escolher iluminadores com textura mais cremosa para evitar que acumule nas linhas aparentes do rosto. Se a pele for mais oleosa, prefira iluminadores em pó. Porém pode-se utilizar na pele oleosa iluminadores cremosos também. É importante que sejam de secagem rápida evitando assim o efeito 'craquelado'", indica Wilians. A escolha pode, também, variar de acordo com o tom de pele. Segundo o maquiador, peles mais claras ficam melhores com iluminadores em tons rosados. Já as mais morenas devem dar preferências aos tons puxados para o dourado. "As negras ficam lindas usando tons acobreados", completa.
Quem ama o visual "make nada" mas não abre mão do glow no dia a dia vai gostar dessa dica. Segundo Wilians o que diferencia uma maquiagem perfeita para usar durante o dia e outra para um festão, por exemplo, é a quantidade de produto. "Prefira os iluminadores mais cremosos para o dia, já que efeito fica mais natural. Para aquela festa bafo, os iluminadores em pó acabam sobressaindo um pouco mais", indica Wilians. O maquiador acredita que o segredo de uma pele perfeita também está na preparação: limpeza, esfoliação e hidratação.
Quem busca o iluminado para criar aquele efeito "beijada pelo sol" vai gostar dessas dicas. É que o make perfeito não é tão simples de conseguir e requer certos truques. "Para um brilho natural, vale misturar ao seu hidratante principal um pouco de iluminador, seja ele cremoso ou em pó e esfumar sobre todo o rosto com um pincel", diz Wilians, que completa: "Ultimamente o que acabo fazendo bastante é misturar iluminador cremoso ao hidratante (de preferência com textura em gel) para um efeito iluminado impecável", ensina.
(por Deborah Couto)