Se você curte estar antenada com as tendências de maquiagem assim como a atriz Bruna Marquezine, que já deu dicas do que promete bombar no inverno 2018, você precisa conhecer tudo sobre o iluminador! O produto de beleza serve para, basicamente, clarear e destacar certas partes do rosto e deve ser usado com moderação para não correr o risco de sair nas fotos de forma estourada. E até para quem aposta nos tons coloridos como muitas famosas internacionais no Grammy Awards 2018, o iluminador não fica de fora, pois é responsável por dar um acabamento mais 'glow' para a make, trazendo glamour com mais brilho.
Assim como a transição capilar para assumir os cachos, a naturalidade também é uma tendência na maquiagem e pede por uma pele menos carregada. Dessa forma, o iluminador se destaca e substitui o contorno de cores escuras em uma nova técnica chamada 'strobing', iluminando os pontos mais altos com a intenção de realçá-los e fazendo o processo contrário ao do contorno. A diferença entre os dois está exatamente no resultado, já que o contorno tem a intenção de diminuir, esconder e deixar a área com uma impressão de profundidade e o 'strobing' realça e destaca o local onde o iluminador for aplicado.
O iluminador pode ser líquido, cremoso ou em pó. Para quem optar pelo produto líquido, a melhor forma é utilizá-lo com as mãos, diferentemente do em pó, que deverá ser aplicado com pincel. Já o cremoso pode ser usado das duas maneiras. Para entrar na tendência da pele natural, é recomendado recorrer aos iluminadores cremosos ou líquidos. Já para quem tem a pele oleosa, o ideal é apostar nos produtos em pó. Ao aplicar, é necessário ter certeza de quais lugares serão iluminados. A dica é colocar acima das maçãs do rosto, embaixo da sobrancelha, na ponta do nariz, arco do cupido (V central da boca) e no queixo. O produto também funciona para esconder as olheiras e como uma sombra mais discreta. Quem não é fã de uma make muito carregada, pode passar o iluminador antes da base para suavizar o efeito, mas o ideal é usar o produto por último para dar um toque especial na produção.
É essencial acertar na cor do iluminador para que a make tenha harmonia e combine com o seu tom de pele. Segundo a maquiadora RobsMenezes, que assinou a beleza do curta-metragem "Baba de Quiabo" com Carol Castro, quem tem pele negra deve apostar em um iluminador bronze alaranjado para não acinzentar. Já para quem tem peles mais claras, o ideal é usar um tom champanhe. E quem tem a pele com tons intermediários, os produtos com fundo dourado são uma boa opção.
Além do iluminador, muitos produtos também estão bombando no universo da maquiagem em 2018. A textura matte, que tem a aparência seca e opaca, deixou o seu posto de queridinha para dar lugar ao gloss, que fez sucesso no início dos anos 2000, dando uma textura mais molhada e realçando o brilho. O efeito glossy não é limitado só a boca e pode ser aplicado sobre o blush e sombra, trazendo o glitter para além do carnaval. Além do gloss, a cor caramelo será muito vista nas maquiagens para o inverno desse ano e o maquiador da marca Lavoisier, avisa: "O caramelo já vem sendo considerado como o 'novo preto', pois também é uma cor clássica e que combina com tudo".
(Por Fernanda Casagrande)