A novela "Êta Mundo Bom!" (2016) voltou ao ar nesta semana no "Vale a Pena Ver de Novo" e o público se reencontrou com Candinho (Sergio Guizé), Filomena (Débora Nascimento) e Mafalda (Camila Queiroz), entre outros na história de Walcyr Carrasco. Passada no final dos anos 1940 na fictícia Piracema, a trama gira sua narrativa em torno do humilde Candinho, que foi separado da mãe logo após o nascimento. Anos depois, ele se apaixona pela irmã de criação, filha de Cunegundes (Elizabeth Savala) e Quinzinho (Ary Fontoura). E ao beijar Filomena, acaba expulso da fazenda e decide ir atrás da mãe biológica. Mas você lembra de como foi o final feliz do protagonista e de outros personagens? O Purepeople lembra para você!
A caipira Mafalda passou 189 capítulos tentando saber o que era o tal falado cegonho. Mas só no episódio 190, a filha de Cunegundes e Quinzinho conheceu aquele que tanto queria após se casar com Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi ), dispensando Romeu (Klebber Toledo). A parte emocionante do desfecho de "Êta Mundo Bom!" foi a morte de Osório (Arthur Aguiar) no túmulo da mulher, Gerusa (Giovanna Grigio). O casamento, aliás, só foi concretizado depois que a garota morreu em decorrência de leucemia. Por sua vez, Maria (Bianca Bin) vai ficar rica e dará à filha, Aninha, a fortuna.
Irmã de Mafalda, Filomena enfrentou uma série de golpes da vida durante a trama. Após engravidar de Candinho, a jovem se casa com o milionário Fragoso (Luis Gustavo). Só que após selarem a união ele morre de maneira repentina. Para quem não lembra, a ex-dançarina e Candinho brigaram depois que o matuto se revoltou ao vê-la pintada nua em obra de arte de Ernesto (Eriberto Leão). O plano para separar Filó e Candinho contou ainda com a participação do próprio Fragoso e de Diana (Priscila Fantin).
Claro que o casal protagonista após encontros e desencontros iria terminar a novela com o merecido final feliz. Nisso, o filho adotivo de Cunegundes descobre quem é sua mãe biológica: Anastácia (Eliane Giardini). O reencontro emocionado de mãe e filho só foi possível graças a Pancrácio (Marco Nanini), protetor do mocinho. O dono de mil disfarces desmascara no altar Ernesto, quando ele tenta se casar com Sandra (Flavia Alessandra).
A propósito, Ernesto mostrou ser um crápula em vários momentos. Após tanto enganar Filó, abriu o jogo com a jovem e revelou que nunca pensou em se casar com ela. Tempos depois, o aliado de Sandra viu a loira raptar o filho de Candinho e Filó, e recorrer à mãe do rapaz para um resgate. E engana-se quem pensa que o bebê foi o único sequestrado. Como parte do plano com a cúmplice, Ernesto raptou Filomena, pediu o resgate, recebeu o dinheiro, mas manteve a jovem sob seu domínio.
(Por Guilherme Guidorizzi)