Samantha Schmütz fez um longo desabafo em sua rede social após receber a notícia do incêndio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, também lamentado por outros artistas, como Bruna Marquezine, Paolla Oliveira e Carolina Dieckmann.
"É muito triste o que está acontecendo com o nosso cinema, com a nossa cultura. E eu fico pensando que as artistas que apoiam esse governo, que ajudaram a eleger esse governo, que fazem cinema, estão quietas. Essas pessoas que usurpam da arte somente pra fazer coisas periféricas, elas usam da arte somente pra fazer publis, capas, eventos, presenças... Mas elas não estão nem aí pro cinema nacional. Essas pessoas deveriam ter vergonha na cara e nunca mais pisar num set de filmagem. Nem pra fazer figuração, que fosse", iniciou a atriz, visivelmente irritada.
Samantha, que afirmou ter sido censurada ao ter sua conta no Instagram derrubada, questionou: "E cadê as beldades que estavam em Cannes, desfilando seu colares? Atrizes, modelos... Cadê vocês, lindas, que foram pra Cannes? Cadê vocês que têm milhões de seguidores, que vão pra lá e desfilam vestidos de marca? Pessoas vão pra Cannes representar o cinema brasileiro, mas não venderam um ingresso".
E disparou: "Está tudo errado! Parem de pensar só no seu umbigo, na sua conta bancária. Meu sonho é que pseudos artistas não ocupem o lugar de verdadeiros artistas. Ao invés de estar em Cannes vocês deveriam estar em cana. É isso que eu acho. Presos por omissão, por colaborar, por serem coniventes com a destruição, com o sucateamento da nossa profissão".
Após o desabafo de Samantha Schmütz ganhar a web, muitos internautas viram nas palavras da artista uma alfinetada em Marina Ruy Barbosa, que este ano cruzou o tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes com um longo vestido preto de tule da Maison Valentino, além de joias da grife Chopard.
"Não foi uma indireta, foi uma direta na Marina Ruy Barbosa", opinou uma seguidora, que aplaudiu o discurso de Samantha. "A Marina Ruy Barbosa vendo isso", escreveu outra, que completou a frase com um emoji de palhaço. "Samantha jantando a Marina Ruy Barbosa, que ainda levou o namorado político", lembrou mais uma seguidora, referindo-se ao clique de Guilherme Mussi atrás da ruiva em uma foto.
Muitos internautas, no entanto, criticaram Samantha por fazer "militância seletiva". "Quando a Monica Martelli foi pra festa justamente da Marina Ruy Barbosa ela ficou calada", disparou uma. "Passa pano para os amigos, critica outros", opinou outra.