
O autor Benedito Ruy Barbosa foi destaque na imprensa nesta sexta-feira (24). Aos 93 anos, o autor de novelas clássicas, como “Pantanal”, deixou o sítio onde morava, em Sorocaba, para morar com a família em São Paulo. O motivo foi o momento delicado de saúde que ele vive.
"Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu [em 2014], ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá. Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral", disse a atriz Paula Barbosa, neta de Benedito, ao jornal O Globo.
Uma das dúvidas mais frequentes sobre Benedito, que também é autor de "Cabocla", exibida atualmente, é sobre um possível parentesco com a atriz Marina Ruy Barbosa. A curiosidade é tanta que essa é uma das principais perguntas sobre o autor no Google.

No entanto, Marina e Benedito não têm nenhum parentesco. Mas o sobrenome idêntico não é mera coincidência. A atriz é tataraneta do jornalista, político e jurista Rui Barbosa. “O pai do Benedito admirava Rui Barbosa e colocou o nome do filho de Benedito Ruy. Mas o sobrenome da família dele é Barbosa. Então, não tenho nenhum parentesco com ele. Minha família não é do meio artístico", esclareceu a atriz, que deixou a TV Globo recentemente.
Considerado um nome muito importante para o início do regime da república, Rui Barbosa ganhou notoriedade no século XIX como um dos principais defensores da abolição da escravatura no Brasil, além de ter sido militante pela educação e pela ciência. Quando o novo modelo político se instalou, o tataravô de Marina assumiu a pasta da Fazenda e da Justiça e ajudou a elaborar a Constituição de fevereiro de 1891.