Esta quinta-feira (29) não trouxe só alegrias para os brasileiros por conta das vitórias Olímpicas. Um incêndio tomou conta de parte do acervo da Cinemateca Brasileira, na Zona Oeste de São Paulo, quando uma empresa fazia manutenção do ar-condicionado de um galpão no local.
Não houve vítimas, mas famosos ligados ao mundo da arte usaram suas redes sociais para lamentar o ocorrido e perda de parte da história do cinema brasileiro. Diversos diretores e cineastas foram às redes expressar sua tristeza, assim como famosas como Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Carolina Dieckmann, e mais!
"Histórias de vidas inteiras. Registros apagados. Ou melhor, queimados pra sempre.", escreveu Paolla Oliveira em seu Instagram. A nova namorada de Diogo Oliveira lamentou o ocorrido e disse que a chama que não deve ser apagada é a esperança.
"O que aconteceu com a Cinemateca não foi um acidente, foi um projeto contra a arte e contra o trabalho de quem teima em sonhar e lutar pela beleza do cinema com amor e afeto", acrescentou a atriz em seu depoimento nesta sexta-feira (30).
Carolina Dieckmann e Bruna Marquezine publicaram a mesma foto de um olho em lágrimas, com os dizeres "A Cinemateca está pegando fogo. Estamos queimando junto".
Bruna, que deu indícios de ter voltado com o ex-namorado Enzo e encontrou Neymar em festa recentemente, publicou a imagem nos stories, enquanto Dieckmann postou no feed. "O fogo devastador... Nem toda a lágrima do mundo apaga; Nem toda a lágrima. Precisamos de um mar.", escreveu a loira.
Ana Hikari usou seu Twitter na hora do ocorrido para lamentar a situação e mais tarde foi ao Instagram publicar print da posição na outra rede, e expor sua opinião aos seguidores. "4 toneladas de história do nosso país em forma de vídeo. Tudo queimando agora.", reportou ela.
"Revoltante! Mais um patrimônio que se vai...", disse Mariana Ximenes, ao publicar fotos do incêndio. "Até quando?", completou a atriz, que revelou como perdeu a virgindade com ator da Globo aos 16 anos. Alinne Moraes quis informar os seguidores sobre a importância do acervo que estava sendo perdido, e demonstrou coração partido no Instagram.
"O acervo da Cinemateca representa o maior museu audiovisual do Brasil e da América Latina, e guarda documentos que datam desde o século 19", disse a artista.
A atriz e diretora Bárbara Paz publicou a mesma foto de Bruna Marquezine e Carolina Dieckmann, que acabou viralizando nas redes. Já Felipe Neto foi ao Twitter falar sobre o caso, assim como Leandra Leal. "É muito revoltante perder parte do acervo da cinemateca, é inaceitável e triste.", disse a atriz. "Estou rezando para que os bombeiros consigam controlar o fogo e salvar algo da nossa identidade.", completou.
O incêndio foi controlado, mas, de acordo com o "Jornal Nacional", da TV Globo, o prédio onde havia o galpão de mais de 6 mil metros, tinha 1 milhão de documentos gravados da antiga Embrafilme. Os documentos incluíam como roteiros, cópias de filmes, artigos e papéis antigos. Alguns deles seriam usados para o acervo e montagem de um museu sobre o cinema brasileiro, e possuíam mais de 100 anos.