George Clooney é um dos mais bem pagos e requisitados atores de Hollywood. Em 1994, porém, ele era apenas um aspirante a astro quando estreou como um dos protagonista da série "ER", que na versão brasileira ganhou o nome de "Plantão Médico". E o personagem Dr. Doug Ross foi o responsável por alçar ao posto de galã o ator, quese casou com Amal Allamudin em uma cerimônia de 10 minutos e com quem pretende adotar uma criança.
A série, que contava o dia a dia de plantonistas de um pronto-socorro em Chicago, nos EUA, também trazia no elenco Anthony Edwards (Dr. Mark Greene), Sherry Stringfield (Dra. Susan Lewis), Noah Wyle (como o estudante de medicina John Carter) e Eriq La Salle (Dr. Peter Benton). Na temporada, também se destacou Julianna Margulis - que este ano apareceu linda no tapete vermelho do Grammy Awards 2014 - em uma participação na primeira temporada como a enfermeira Carol Hathaway. Ela se destacou tanto que entrou para o elenco fixo.
O trabalho ainda é considerado o mais longo drama médico exibido nos EUA: ao todo foram 15 temporadas. No Brasil, "Plantão Médico" foi transmitida pela TV Globo e SBT e também fez muito sucesso.
A série fez muito sucesso e ganhou vários prêmios
O roteiro de "Plantão Médico" foi originalmente escrito para ser um filme dirigido por Steven Spielberg. Porém, durante as fases iniciais de pré-produção, o diretor de sucesso - que assumiu a produção do novo filme sobre o personagem Tim Tim - entregou o projeto nas mãos de Michael Crichton.
O sucesso foi imediato e a série indicada 123 vezes ao Emmy Awards, principal prêmio dedicado à televisão dos EUA. Vale lembrar que este ano, a novela "Joia Rara", da TV Globo, ganhou o Emmy Internacional na categoria melhor novela.
O elenco original participou do último capítulo da série
Em 1998, George decidiu se afastar da série para se dedicar ao cinema. O afastamento do galã - que vai ser o grande homenageado do Globo de Ouro 2015 - acabou provocando um baque na audiência. A série, no entanto, ficou no ar por longo tempo. O seu último capítulo foi exibido em 2009. O dado curioso é que Michael Crichton, criador da série, não chegou a acompanhar o episódio, pois faleceu cinco meses antes do término.
A despedida aconteceu em grande estilo e contou com a participação afetiva de Clooney, Anthony Edwards, Sherry Stringfield, Julianna Margulies, Eriq La Salle e deu o ar saudoso tão aguardado pelos fãs.